No contexto de que práticas deveriam ser implementadas para promover a circularidade da água, João Melo Baptista alerta para a importância da educação ambiental.
No decorrer da conferência dos oceanos, que decorrerá até esta sexta-feira, dia 1 de Julho, João Melo Baptista, presidente da Lisbon International Centre for Water (LIS), reforçou que é cada vez mais urgente remodelar a perceção da sociedade sobre os serviços associados à agua através da educação e dos meios de comunicação.
Segundo Melo Baptsita, é essencial fomentar a educação ambiental, uma vez que é através dela que conseguiremos impulsionar uma transformação de comportamento por parte dos consumidores.
Durante a sua intervenção, o especialista afirmou que devemos também “preocupar-nos em tornar o consumo dentro dos edifícios mais eficientes no que toca ao seu reaproveitamento energético”, sugerindo a introdução da classificação dos edifícios em função seu nível energético, valorizando os estabelecimentos com o maior desempenho energético mas incluindo também o consumo de água.
Melhorar a eficiência hídrica da água e da energia nos sistemas públicos através do controlo da perda foi outro ponto abordado. João Melo Baptista acredita que podemos reduzir a perda de cerca de 30% dos sistemas de abastecimento dos prédios de habitação e outros 20 a 30% dos sistemas públicos se estas práticas forem devidamente implementadas.