Os cenários climáticos apontam para um aumento de secas intensas e prolongadas em regiões que já hoje estão em stresse hídrico – as Nações Unidas estimam que, durante esta década, 700 milhões de pessoas possam vir a ser obrigadas a migrar devido à falta de água. Ao mesmo tempo, o consumo de água cresce duas vezes mais depressa do que a população mundial…
Portugal está numa situação particularmente bicuda: é um dos países da Europa onde o problema é mais grave. Mas continuamos a desperdiçar água. Na agricultura, dois terços dos produtores não têm sequer contador; nas cidades, as perdas na rede chegam aos 80 por cento. Vamos ficar sem água? O que pode cada um de nós fazer para reduzir o desperdício? E de que forma o acesso à água e ao saneamento pode ajudar a resolver o problema da pobreza no mundo?
Para debater problemas e soluções, a VISÃO organiza, em parceria com a Águas de Santo André, do grupo Águas de Portugal, o webinar “A água e o planeta”, às 15h30 de quinta-feira, 27. A conferência, que será emitida em direto no site e na página de Facebook da VISÃO, terá a participação de Paula Nunes da Silva, presidente da Quercus, Catarina Barreiros, fundadora da plataforma Do Zero, e Sandra Miguel, da Águas Santo André. O debate será moderado pelo jornalista Luís Ribeiro.