Objetivos/Descrição
A Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação (RUCI) da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, designada “Comunidade Interurbana de Aveiro” (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos), visa desenvolver uma estratégia de cooperação comum, intermunicipal e interinstitucional, para a construção, consolidação e a articulação de sinergias de desenvolvimento urbano.
A estratégia contempla áreas estruturantes do desenvolvimento urbano, abarcando questões económicas, educativas, sociais, populacionais e de bem-estar. Assenta num programa de inovação, pautado por áreas emergentes, como a economia sustentável, economia criativa e cuidados de saúde e bem-estar, para a disseminação do empreendedorismo e engloba quatro domínios temáticos:
Nova agenda para a cultura: Programação cultural em rede; Centro interpretativo dos saberes para transmissão da memória e a valorização da identidade; arte, criatividade e TIC;
Nova agenda para a saúde e bem-estar: Rede de iniciativas de saúde e bem-estar; comunidade inter-geracional; comunidade sénior;
Nova agenda para a sustentabilidade: Agência para a sustentabilidade e a competitividade; eficiência energética.
Promoção do empreendedorismo: plataforma de apoio e valorização do empreendedorismo e inovação; divulgação e promoção do empreendedorismo social; parcerias escola-família-comunidade – fomentar o sentido empreendedor e a capacidade de inovar.
O programa estratégico procura racionalizar e potenciar os recursos existentes através de dinâmicas inovadoras em todas as áreas e projectos, com especial enfoque nas acções de utilização avançada de tecnologias de informação e comunicação presente em todo o programa.
A divulgação do trabalho decorrente da Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação conta com portais digitais e plataformas electrónicas, reuniões, seminários e workshops.
Este programa espelha o desejo da “Comunidade Interurbana de Aveiro” em instituir um sistema urbano que permita a promoção da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento económico. Para tal, é fundamental a constituição de espaços de criatividade social e diversidade cultural que permitam a construção de uma plataforma para a colaboração e concorrência territorial.
Abrangência Territorial
Região de Aveiro
Parceiros
Construído no âmbito de um esforço conjunto entre parceiros das cidades e dos principais aglomerados populacionais dos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, que no seu todo formam o que se designou por Comunidade Interurbana de Aveiro; Universidade de Aveiro; Aida; InovaRia; WRC – Agência de Desenvolvimento Regional S.A.; PT Inovação; Fundação João Jacinto Magalhães; Grupo de Águas de Portugal; Santa Casa da Misericórdia de Ovar; Instituto de Educação e Cidadania IEC; Hospital Infante D. Pedro de Aveiro
Resultados/Impactos
(em implementação)
Período de Execução
O Pacto para a Competitividade e a Inovação Urbanas é datado de 8 de Julho de 2009.
A calendarização para o período de execução é de 3 anos: 2011/2013.
Financiamento
Investimento: 9 M Euros
FEDER: 5,9 M Euros
Financiamento do Programa das Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação do QREN.
Links
http://www.regiaodeaveiro.pt
[PDF] Comunidade Interurbana de Aveiro