Mudar de vida. A canção dos Humanos podia ser o lema do casal britânico à frente da Fazenda Nova Country House, um hotel rural inserido numa imensa propriedade de 10 hectares, a poucos quilómetros de Tavira. Hallie e Tim Robinson são ingleses e, ao entrarem nos 40 anos, começaram a projetar a mudança para Portugal. Mas, como sempre acontece nestes projetos de vida, o sonho ia sendo sucessivamente adiado. Até que Tim sofreu um ataque cardíaco ligeiro. Aí acabaram-se as indefinições: largaram carreiras de sucesso, ela como diretora de uma agência de comunicação, ele na logística, e vieram para o Algarve, com os três filhos.
Desde o momento em que começaram a procurar uma propriedade, até conseguirem restaurar esta casa familiar do século XIX, que se encontrava em ruínas, passaram-se cinco anos. Ultrapassados os entraves e as burocracias, o sonho torna-se realidade, com a abertura, em agosto passado. Um sonho que ganhou forma durante umas férias num guest house de luxo na África do Sul.
Hallie e Tim conheceram-se quando ela trabalhava para a Armani e ele tinha uma empresa de Logística em que a Armani também era um dos clientes. Hallie passava férias no Algarve desde a adolescência com os pais e o apelo da região acabou por conquistar os dois.
UMA CASA ALGARVIA COM CERTEZA
A entrada da quinta encontra-se numa estrada secundária e o silêncio reina intramuros. Entre os pássaros e as cigarras, só fugazmente a brisa traz algum som da civilização. A antiga casa, após profundas obras, mantém uma fachada tradicional algarvia, bem como as características chaminés e açoteias, mas as janelas, as portas e muitos pormenores aventuram-se num estilo arquitetónico contemporâneo. O projeto é de Aida Correia e arquiteto paisagista foi Maurice Levy que criou jardins naturais, mantendo as alfarrobeiras, oliveiras, amendoeiras e figueiras.
De resto, a simplicidade e a harmonia são marcas constantes da Fazenda Nova, seja no edifício ou nos jardins. O restauro de algumas peças foi longo e a atenção aos detalhes levou a que, por exemplo, as telhas – todas recuperadas – tenham sido instaladas à mão por um só homem ou a que as mesas de madeira tenham sido resgatadas da antiga messe da base aérea de Biggin Mill, em Inglaterra.
A decoração dos quartos e dos espaços comuns, feita por Hallie e Tim, combina bem bugigangas e antiguidades com mobiliário moderno da Indonésia e do Brasil. Todo o hotel revela um espírito colecionista de objetos peculiares portugueses adquiridos no Algarve ou no Alentejo, de latas a ilustrações, revistas de banda desenhada a velhas alfaias agrícolas.
Nos quartos, destaca-se o mimo e o conforto dos colchões e almofadas, enquanto nas casas de banho, em betão polido, as louças Villeroy & Boch e os produtos REN complementam um dos maiores bens da Fazenda Nova: uma água de qualidade superior, completamente diferente da água da região. Experimentem beber ou lavar o cabelo…
O espaço e o conforto das áreas comuns cativam-nos das mais variadas formas e é vagarosamente que nos movemos entre a piscina, o restaurante e a rede de descanso, pendurada na alfarrobeira. Esta é, na verdade, quase um casulo, perfeito para por a leitura em dia ou dormir uma sesta, rodopiando ao sabor do vento.
Passear nos trilhos e nos imensos pomares que se estendem pelos 10 hectares é uma das atividades possíveis para quebrar esta inércia… Os hóspedes podem ainda participar nas colheitas das amendoeiras, alfarrobeiras e das oliveiras, que produzem o azeite consumido na Fazenda Nova.
A COZINHA E A BIBLIOTECA
O restaurante A Cozinha promete ser um espaço de qualidade, com inovação e a experiência distinta que junta dois chefes: o português Ricardo Aragão, que viveu em Amesterdão, e a inglesa Kate Lewis, que trabalhou na Austrália e no Eagle em Londres dos Eyre Bros (aliás David Eyre, amigo da família, esteve na Fazenda Nova a dar consultoria sobre o menu).
Já os vinhos estão a cargo de Ricardo Bernardo. Os pratos provados demonstram carinho e respeito pelos produtos locais, em especial pelo peixe, legumes e bivalves da região. A horta e o pomar da quinta oferecem produtos frescos e uma mão-cheia de ervas aromáticas pujantes. Uma tentação irresistível, em particular ao pequeno-almoço, será o pão fresco que uma padeira local vai cozer diariamente no forno de lenha, um exemplar com mais de 200 anos, minuciosamente restaurado.
Outro espaço interessante do hotel é a biblioteca, com lareira, onde se poderão encontrar tesouros como a coleção completa das revistas britânicas Face e Arena (o pai de Hallie é Nick Logan, fundador da Face, Arena e Smash Hits).
Nove dos 10 quartos têm jardins privativos ou terraços, com uma envolvência perfeita para apreciar o barrocal algarvio, e há dois apartamentos com kitchnette e jardins próprios que podem ter ligação entre si. Existe ainda uma penthouse com um terraço privativo.
Nas redondezas, a ótima feira de velharias da Fuzeta (primeiro domingo de cada mês), o encanto único de Olhão e Tavira ou as praias das ilhas barreira -Armona, Culatra, ilha de Tavira, Farol, etc. desafiam a sair da Fazenda Nova. O que, convenhamos, não é fácil…
O sonho está realizado. E agora será certamente aperfeiçoado ao longo dos próximos meses. Os filhos do casal frequentam as escolas locais e já falam português corretamente. Hallie e Tim também falam português mas ainda mantém o sotaque britânico. A sua simpatia, tal como o pão quente ou o por do Sol deslumbrante em Estiramantens, são mais valias difíceis de descrever…
FAZENDA NOVA Estiramantens, Santo Estevão, Tavira www.fazendanova.eu Tel: 281961913