As instruções de segurança e os procedimentos de como agir em caso de emergência são explicados em todos os voos. No entanto, as palavras dos assistentes de bordo parecem ser um daqueles casos do “entra a 100 sai a 200”. Pelo menos em 63% das pessoas que fizeram parte de um estudo.
O site de viagens Jetcost quis saber mais sobre o comportamento daqueles que viajam de avião no Reino Unido. Neste estudo participaram 1389 pessoas com mais de 18 anos que tenham viajado para outro país nos últimos dois anos.
Quando questionados “Durante o voo, presta atenção aos procedimentos de segurança dados pelos assistentes de bordo ou por um vídeo institucional” apenas 26% responderam afirmativamente. “Não” foi a resposta de 63% britânicos à mesma pergunta, quase dois terços do universo do estudo, sendo que os restantes 11% reconheceram prestar atenção “às vezes”.
Foi também pedido àqueles que admitiram não prestar atenção aos procedimentos de voo que indicassem qual a razão para isso acontecer. A maioria, 51%, dizem que essas demonstrações são “desnecessárias”, enquanto 31% pensam que de qualquer das formas terão alguém que lhes indique o que fazer no caso de uma emergência real.
Ainda em relação aos que não prestam atenção às instruções, os nervos e a ansiedade ajudam a desligar: 12% admitiu que todas aquelas questões sobre a segurança e as demonstrações os “enervavam” já que na verdade não se sentem lá muito à vontade a viajar de avião. Desta forma, ignoram o pensamento de estar numa situação de emergência.
Foram também questionados sobre a localização das saídas de emergência dentro do avião, tema ao qual 53% dos participantes do estudo responderam “Não”. Para além disso, cerca de um terço, 31%, afirmam não saber onde encontrar coletes salva-vidas.
A segurança nos aeroportos do Reino Unido foi elogiada, merecendo a confiança de 62% das pessoas que responderam estar contentes com as medidas adotadas nos aeroportos, contrariando a versão de 26% das pessoas. Estes últimos estão descontentes, não porque consideram existir omissões de controlo mas por pensarem haver demasiados procedimentos de segurança.
Percebe-se claramente que os 63% que responderam não prestar atenção durante as explicações dos procedimentos de segurança não estiveram nos voos dos vídeos abaixo. Quanto à eficácia destas demonstrações não se sabe o resultado mas não deixam ninguém distraído.