Como escolher um carro elétrico

Como escolher um carro elétrico

Autonomia

Ainda não é possível falar de carros elétricos sem falar da autonomia. No entanto, os modelos mais recentes apresentam, regra geral, autonomias reais superiores a 300 quilómetros. O que significa que, para a esmagadora maioria dos condutores, a autonomia deixou de ser uma verdadeira limitação. Até porque, com o expandir da rede de carregamento rápido, é fácil acrescentar autonomia em viagens muito longas.

Há diferentes formas de expressar a autonomia e esta varia de acordo com condicionantes como o estilo de condução, a tipologia das estradas ou até as condições meteorológicas. Certifique-se de que não está a “comparar alhos com bugalhos”. Verifique qual o standard que foi usado para medir a autonomia. Atualmente, o mais usado é o WLTP, que apresenta resultados mais realistas do que o antigo método NEDC. Mas mesmo o WLTP tem variantes: combinado e cidade. Naturalmente, o valor referente ao ciclo combinado é mais realista. Mas, para verificar e comparar as autonomias reais em diferentes tipos de condução, recomendamos o site https://ev-database.org.

Análise em euros

Já estamos habituados a fazer as contas para calcular os custos com os combustíveis: basta multiplicar o preço e cada litro pelo número de litros que o carro gasta aos 100 km. Ou seja, um carro com um consumo de 5 litros/100 km representará, aproximadamente, um custo energético de €10 aos 100 km (considerando um preço de €2/litro para o combustível). Devemos fazer o mesmo tipo de contas para calcular os custos energéticos de um carro elétrico. Bastará multiplicar o preço do kWh (quilowatt-hora) pelo consumo. Mas as coisas complicam-se um pouco, porque o preço do kWh é muito variável em função de onde e quando o carro é carregado. Por exemplo, numa habitação com painéis solares, o custo até poderá ser zero. Mas, apesar de existirem já muitos exemplos de famílias portuguesas em que isto acontece, a maioria dos utilizadores está dependente de comercializadores de energia elétrica. Ainda no que concerne a carregamentos em casa – já vamos analisar os carregamentos em postos públicos –, é preciso verificar quais as tarifas. Por exemplo, em tarifas bi-horárias, o custo de carregamento pode ser muito inferior durante a noite do que durante o dia. Há, ainda, que considerar que alguns operadores de energia têm tarifários especiais para utilizadores de veículos elétricos. Tudo isto resulta em valores muito variáveis.

A média de poupança, aos 100 km, será de 70% quando se compara um veículo elétrico com um veículo a gasolina.

Atualmente, dependendo da empresa comercializadora e do tarifário, um kWh consumido em casa (ou na empresa) tanto pode custar menos de dez cêntimos como quase 30 cêntimos. Ora, para um carro com uma média de 15 kWh/100 km, os valores indicados geram um intervalo de cerca de €1,5 a €4,5 aos 100 quilómetros.

Uma coisa é certa: quando se faz as contas e considerando carregamentos em casa ou na empresa, o consumo energético de um carro elétrico é sempre muito mais baixo do que o consumo de combustível de um carro equivalente. A diferença pode ser na ordem das cinco vezes. De acordo com um estudo recente da Mobi.E, a média de poupança, aos 100 km, será de 70% quando se compara um veículo elétrico com um veículo a gasolina.

Consumo e eficiência

Os carros com motor térmico consomem, habitualmente, gasolina ou gasóleo e os carros elétricos consomem energia elétrica, medida normalmente em quilowatts-hora (kWh). Nos veículos elétricos, ainda é muito comum analisar-se apenas a autonomia e não o consumo energético. O que não faz sentido. Aliás, basta considerarmos que pouca gente se preocupa com a autonomia de um carro a gasolina, mas praticamente todos analisam o respetivo consumo. Consumos de energia mais baixos, um valor normalmente expresso em kWh/100 km (o equivalente dos elétricos a litros/100 km dos veículos tradicionais), representam, naturalmente, menos custos.

Mas há outras vantagens em gastar-se pouca energia: maior autonomia para a mesma capacidade de bateria e, muito importante, potencial para carregar mais depressa. Isto porque se um carro elétrico consumir 15 kWh/100 km e carregar a uma potência média de 30 kW, uma hora ligado ao carregador permitirá recuperar 30 kWh (30 kW x 1h), o que representa 200 km de autonomia para um consumo médio de 15 kWh. Mas se o mesmo carro consumir apenas 10 kWh/100 km, então na mesma hora será possível recuperar 300 km de autonomia.

Esta característica é tanto mais importante porque os testes têm demonstrado que há diferenças muito grandes de eficiência. De tal modo que, no mercado, é fácil encontrar carros maiores e mais potentes com consumos menores do que carros mais compactos e menos potentes – veja-se como o Tesla Model 3 domina o top de eficiência.

Os consumos também podem ser obtidos através dos dados WLPT e, para valores mais realistas, no site EV Database.

Os mais poupados

Este é o top dos carros elétricos com menor consumo de energia disponíveis no mercado nacional. Os valores da autonomia anunciados baseiam-se em testes reais (fonte: EV Database) e não nos dados anunciados pelos fabricantes

Tesla Model 3 Standard Range
Consumo: 15,1 kWh/100 km
Autonomia: 380 km

Hyundai Kauai Electric (39 kWh)
Consumo: 15,7 kWh/100 km
Autonomia: 250 km

Peugeot e-208
Consumo: 15,8 kWh/100 km
Autonomia: 285 km

Opel Corsa-e
Consumo: 15,8 kWh/100 km
Autonomia: 285 km

Fiat 500e 42 kWh
Consumo: 15,8 kWh/100 km
Autonomia: 235 km

Palavras-chave:

Mais na Visão

Mais Notícias

Tiago Bettencourt sozinho em palco: Três noites de discos pedidos

Tiago Bettencourt sozinho em palco: Três noites de discos pedidos

Covid-19: Primeiro caso

Covid-19: Primeiro caso "oficial" foi em março mas investigadores admitem que vírus já podia estar a circular antes

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Passatempo: ganha convites duplos para 'Sonic 3: O Filme'

Passatempo: ganha convites duplos para 'Sonic 3: O Filme'

Eva descobre que Talu violou Júlia em

Eva descobre que Talu violou Júlia em "A Fazenda"

Botas e botins para entrar na estação fria com o pé direito

Botas e botins para entrar na estação fria com o pé direito

Romeiros de São Miguel pela lente de Jorge Barros e Pedro Barros

Romeiros de São Miguel pela lente de Jorge Barros e Pedro Barros

Espaço público: Wewood abre loja em Lisboa

Espaço público: Wewood abre loja em Lisboa

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

A marca que veio do calor mesmo a tempo de aquecer as festas

A marca que veio do calor mesmo a tempo de aquecer as festas

Prosolia Energy faz parceria com fundo de capitais francês para aumentar a sua expansão nas renováveis

Prosolia Energy faz parceria com fundo de capitais francês para aumentar a sua expansão nas renováveis

Estas são as aplicações do ano na App Store

Estas são as aplicações do ano na App Store

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa

Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa

Em

Em "A Fazenda": Eva chora desolada nos braços de Joel

CARAS Decoração: Expressão de estilo na cozinha

CARAS Decoração: Expressão de estilo na cozinha

Em

Em "A Promessa": Tomás agride Xavier e divorcia-se de Laura

Eis os livros que vão às eleições de ‘Miúdos a Votos’ em 2025!

Eis os livros que vão às eleições de ‘Miúdos a Votos’ em 2025!

5 perguntas e respostas sobre a vitamina D agora que o inverno está a chegar

5 perguntas e respostas sobre a vitamina D agora que o inverno está a chegar

A revolução da Nova Era Digital: O impacto transformador da Inteligência Artificial no futuro das empresas

A revolução da Nova Era Digital: O impacto transformador da Inteligência Artificial no futuro das empresas

VOLT Live: novidades nas apps de carregamento e uma dica para não ser enganado nos postos

VOLT Live: novidades nas apps de carregamento e uma dica para não ser enganado nos postos

Príncipes Jacques e Gabriella do Mónaco comemoram 10º aniversário

Príncipes Jacques e Gabriella do Mónaco comemoram 10º aniversário

José Loureiro - Pintura indomável

José Loureiro - Pintura indomável

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1658

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1658

Decoração festiva: conheça as sugestões de Delia Lachance

Decoração festiva: conheça as sugestões de Delia Lachance

Luís Figo e Helen Svedin celebram o 20º aniversário da filha Stella

Luís Figo e Helen Svedin celebram o 20º aniversário da filha Stella

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Família real da Bélgica veste-se de gala para desejar Feliz Natal

Família real da Bélgica veste-se de gala para desejar Feliz Natal

Combinação de microplásticos com

Combinação de microplásticos com "químicos eternos" torna-os muito mais tóxicos e perigosos

Pobreza energética à portuguesa

Pobreza energética à portuguesa

Elegância, beleza e exclusividade em dia de aniversário

Elegância, beleza e exclusividade em dia de aniversário

7 looks para jantares de Natal

7 looks para jantares de Natal

O mundo ali ao lado

O mundo ali ao lado

EXAME 486 - Dezembro de 2024

EXAME 486 - Dezembro de 2024

VOLT Live: À conversa com os campeões nacionais de novas energias

VOLT Live: À conversa com os campeões nacionais de novas energias

Moda: Pantone Mocha Mousse

Moda: Pantone Mocha Mousse

Moda: Dias cinzentos

Moda: Dias cinzentos

Já há datas para as provas e os exames nacionais de 2024-25

Já há datas para as provas e os exames nacionais de 2024-25

Vamos ao circo? Há malabarismos e palhaços no Coliseu do Porto

Vamos ao circo? Há malabarismos e palhaços no Coliseu do Porto

InstaVolt já carrega veículos elétricos em Portugal

InstaVolt já carrega veículos elétricos em Portugal

Portugueses procuram equilíbrio no uso da tecnologia nas escolas

Portugueses procuram equilíbrio no uso da tecnologia nas escolas

O que levou à queda do helicóptero Ingenuity em Marte? NASA revela o motivo

O que levou à queda do helicóptero Ingenuity em Marte? NASA revela o motivo

Mais perto da cura: As novas armas de combate ao cancro

Mais perto da cura: As novas armas de combate ao cancro

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites