Como escolher um carro elétrico

Como escolher um carro elétrico

Autonomia

Ainda não é possível falar de carros elétricos sem falar da autonomia. No entanto, os modelos mais recentes apresentam, regra geral, autonomias reais superiores a 300 quilómetros. O que significa que, para a esmagadora maioria dos condutores, a autonomia deixou de ser uma verdadeira limitação. Até porque, com o expandir da rede de carregamento rápido, é fácil acrescentar autonomia em viagens muito longas.

Há diferentes formas de expressar a autonomia e esta varia de acordo com condicionantes como o estilo de condução, a tipologia das estradas ou até as condições meteorológicas. Certifique-se de que não está a “comparar alhos com bugalhos”. Verifique qual o standard que foi usado para medir a autonomia. Atualmente, o mais usado é o WLTP, que apresenta resultados mais realistas do que o antigo método NEDC. Mas mesmo o WLTP tem variantes: combinado e cidade. Naturalmente, o valor referente ao ciclo combinado é mais realista. Mas, para verificar e comparar as autonomias reais em diferentes tipos de condução, recomendamos o site https://ev-database.org.

Análise em euros

Já estamos habituados a fazer as contas para calcular os custos com os combustíveis: basta multiplicar o preço e cada litro pelo número de litros que o carro gasta aos 100 km. Ou seja, um carro com um consumo de 5 litros/100 km representará, aproximadamente, um custo energético de €10 aos 100 km (considerando um preço de €2/litro para o combustível). Devemos fazer o mesmo tipo de contas para calcular os custos energéticos de um carro elétrico. Bastará multiplicar o preço do kWh (quilowatt-hora) pelo consumo. Mas as coisas complicam-se um pouco, porque o preço do kWh é muito variável em função de onde e quando o carro é carregado. Por exemplo, numa habitação com painéis solares, o custo até poderá ser zero. Mas, apesar de existirem já muitos exemplos de famílias portuguesas em que isto acontece, a maioria dos utilizadores está dependente de comercializadores de energia elétrica. Ainda no que concerne a carregamentos em casa – já vamos analisar os carregamentos em postos públicos –, é preciso verificar quais as tarifas. Por exemplo, em tarifas bi-horárias, o custo de carregamento pode ser muito inferior durante a noite do que durante o dia. Há, ainda, que considerar que alguns operadores de energia têm tarifários especiais para utilizadores de veículos elétricos. Tudo isto resulta em valores muito variáveis.

A média de poupança, aos 100 km, será de 70% quando se compara um veículo elétrico com um veículo a gasolina.

Atualmente, dependendo da empresa comercializadora e do tarifário, um kWh consumido em casa (ou na empresa) tanto pode custar menos de dez cêntimos como quase 30 cêntimos. Ora, para um carro com uma média de 15 kWh/100 km, os valores indicados geram um intervalo de cerca de €1,5 a €4,5 aos 100 quilómetros.

Uma coisa é certa: quando se faz as contas e considerando carregamentos em casa ou na empresa, o consumo energético de um carro elétrico é sempre muito mais baixo do que o consumo de combustível de um carro equivalente. A diferença pode ser na ordem das cinco vezes. De acordo com um estudo recente da Mobi.E, a média de poupança, aos 100 km, será de 70% quando se compara um veículo elétrico com um veículo a gasolina.

Consumo e eficiência

Os carros com motor térmico consomem, habitualmente, gasolina ou gasóleo e os carros elétricos consomem energia elétrica, medida normalmente em quilowatts-hora (kWh). Nos veículos elétricos, ainda é muito comum analisar-se apenas a autonomia e não o consumo energético. O que não faz sentido. Aliás, basta considerarmos que pouca gente se preocupa com a autonomia de um carro a gasolina, mas praticamente todos analisam o respetivo consumo. Consumos de energia mais baixos, um valor normalmente expresso em kWh/100 km (o equivalente dos elétricos a litros/100 km dos veículos tradicionais), representam, naturalmente, menos custos.

Mas há outras vantagens em gastar-se pouca energia: maior autonomia para a mesma capacidade de bateria e, muito importante, potencial para carregar mais depressa. Isto porque se um carro elétrico consumir 15 kWh/100 km e carregar a uma potência média de 30 kW, uma hora ligado ao carregador permitirá recuperar 30 kWh (30 kW x 1h), o que representa 200 km de autonomia para um consumo médio de 15 kWh. Mas se o mesmo carro consumir apenas 10 kWh/100 km, então na mesma hora será possível recuperar 300 km de autonomia.

Esta característica é tanto mais importante porque os testes têm demonstrado que há diferenças muito grandes de eficiência. De tal modo que, no mercado, é fácil encontrar carros maiores e mais potentes com consumos menores do que carros mais compactos e menos potentes – veja-se como o Tesla Model 3 domina o top de eficiência.

Os consumos também podem ser obtidos através dos dados WLPT e, para valores mais realistas, no site EV Database.

Os mais poupados

Este é o top dos carros elétricos com menor consumo de energia disponíveis no mercado nacional. Os valores da autonomia anunciados baseiam-se em testes reais (fonte: EV Database) e não nos dados anunciados pelos fabricantes

Tesla Model 3 Standard Range
Consumo: 15,1 kWh/100 km
Autonomia: 380 km

Hyundai Kauai Electric (39 kWh)
Consumo: 15,7 kWh/100 km
Autonomia: 250 km

Peugeot e-208
Consumo: 15,8 kWh/100 km
Autonomia: 285 km

Opel Corsa-e
Consumo: 15,8 kWh/100 km
Autonomia: 285 km

Fiat 500e 42 kWh
Consumo: 15,8 kWh/100 km
Autonomia: 235 km

Palavras-chave:

Mais na Visão

Mais Notícias

O que é a hipertensão arterial pulmonar, uma

O que é a hipertensão arterial pulmonar, uma "sentença" dura e pouco conhecida

Peugeot e-5008: Um carro elétrico muito espaçoso

Peugeot e-5008: Um carro elétrico muito espaçoso

Ambiente: o que está (mesmo) a falhar no clima?

Ambiente: o que está (mesmo) a falhar no clima?

Os melhores

Os melhores "looks" da 67.ª gala dos Grammys

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Já começou a campanha eleitoral de 'Miúdos a Votos'!

Já começou a campanha eleitoral de 'Miúdos a Votos'!

O benefício surpreendente da água com gás

O benefício surpreendente da água com gás

A vida nova de um apartamento no coração da capital

A vida nova de um apartamento no coração da capital

Musk promete carros totalmente autónomos da Tesla a circular em junho

Musk promete carros totalmente autónomos da Tesla a circular em junho

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Moda: O charme do branco

Moda: O charme do branco

Arte contemporânea de todos os tempos

Arte contemporânea de todos os tempos

Portugal abriu porta à gripe aviária através da produção doméstica

Portugal abriu porta à gripe aviária através da produção doméstica

Há esperança (e exuberância ) na gastronomia nacional

Há esperança (e exuberância ) na gastronomia nacional

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

PME portuguesas podem adquirir planos da E-goi com incentivo até dois mil euros

PME portuguesas podem adquirir planos da E-goi com incentivo até dois mil euros

Um poeta universal

Um poeta universal

A transformação na Logística & Transportes

A transformação na Logística & Transportes

CARAS Decoração: A arte da mesa, pratos com história

CARAS Decoração: A arte da mesa, pratos com história

"Farsa de Inês Pereira" faz subir ao palco as inquietações de uma era mercantilista

O conforto (sempre com estilo) das malhas

O conforto (sempre com estilo) das malhas

11 filmes candidatos aos Oscars para ver no cinema

11 filmes candidatos aos Oscars para ver no cinema

26 consequências surpreendentes do aquecimento global

26 consequências surpreendentes do aquecimento global

Helsing e Mistral criam parceria de Inteligência Artificial para fins militares

Helsing e Mistral criam parceria de Inteligência Artificial para fins militares

Saiba quem foram as princesas e rainhas europeias que mais gastaram em roupa em 2024

Saiba quem foram as princesas e rainhas europeias que mais gastaram em roupa em 2024

Em

Em "A Promessa": Alberto tenta violar Laura

Bem-vindos ao ano da Serpente

Bem-vindos ao ano da Serpente

A importância da cibersegurança no Dia da Internet Segura

A importância da cibersegurança no Dia da Internet Segura

As mudanças físicas de Letizia Ortiz

As mudanças físicas de Letizia Ortiz

Em

Em "A Promessa": Verónica tenta beijar Tomás

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

A cafetaria do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva reabriu com alma cabo-verdiana

A cafetaria do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva reabriu com alma cabo-verdiana

CARAS Decoração: 10 quartos que garantem o início de uma boa noite de sono

CARAS Decoração: 10 quartos que garantem o início de uma boa noite de sono

CARAS Decoração: 10 quartos que garantem o início de uma boa noite de sono

CARAS Decoração: 10 quartos que garantem o início de uma boa noite de sono

Já conduzimos o BYD Atto 2: A evolução continua

Já conduzimos o BYD Atto 2: A evolução continua

Gio Rodrigues confessa ser vaidoso: “Quero chegar impecável aos 50 anos”

Gio Rodrigues confessa ser vaidoso: “Quero chegar impecável aos 50 anos”

Programa das comemorações do centenário de Carlos Paredes

Programa das comemorações do centenário de Carlos Paredes

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Letizia: a  evolução do estilo de uma princesa

Letizia: a evolução do estilo de uma princesa

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Depois das tampas presas, há novas regras para as garrafas de plástico

Depois das tampas presas, há novas regras para as garrafas de plástico

CARAS Decoração: Está a pensar em remodelar a sua casa de banho?

CARAS Decoração: Está a pensar em remodelar a sua casa de banho?

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Elon Musk dá 97 mil milhões de dólares para controlar a OpenAI

Elon Musk dá 97 mil milhões de dólares para controlar a OpenAI