Sobre Rodas
Luís Mateus, diretor-geral da Skoda: “Temos um objetivo muito claro de elevar o valor da marca”
A Skoda quer duplicar a sua quota de mercado em Portugal ao longo dos próximos anos, mas este é um crescimento que terá de ser feito de forma orgânica e sustentável
Indústria automóvel: O grande desafio das marcas europeias
A indústria automóvel da Europa, que representa 7,1% do PIB da União Europeia e emprega, direta e indiretamente, quase 14 milhões de pessoas, atravessa um dos períodos mais conturbados da sua história. Saiba o que está em causa
Carros elétricos em baixa? Números que mostram que não
Existe um claro arrefecimento do mercado de veículos elétricos, mas, como disse Mark Twain, o anúncio da sua morte parece um pouco exagerado
Fabrico de um carro elétrico na Autoeuropa: Reforço de peso para o cluster automóvel nacional?
O fabrico de um carro elétrico na Autoeuropa será não só a garantia de futuro da maior fábrica de automóveis do País, como garantirá encomendas aos fabricantes de componentes sediados em Portugal
UE vs. China: A guerra dos automóveis vai sair-nos cara?
Os carros elétricos importados da China vão passar a pagar uma nova tarifa alfandegária, que pode chegar aos 37,6%. Como retaliação, as autoridades chinesas pretendem inflacionar os preços dos componentes necessários para fabricar os carros na Europa. Vão os veículos elétricos ficar (ainda) mais caros?
Quanto custa carregar um carro elétrico?
Na altura de comprar um carro elétrico, um dos maiores fatores de decisão é o custo do carregamento das baterias. Em média, carregar o carro em casa custa 0,21 euros por kWh, nos postos normais 0,43 euros e nos rápidos 0,79 euros. Mas há muitas diferenças, entre postos de carregamento, que podem fazer disparar a fatura final. Veja quais, para não ficar surpreendido na hora de chegar a fatura
Automóveis elétricos: A guerra pela supremacia e a grande invasão da China
A luta pelo domínio do mercado dos carros elétricos está ao rubro e pode gerar um dos maiores conflitos comerciais entre a União Europeia, a China e os EUA. Com a ascensão da Tesla e da BYD, as hierarquias mundiais nesta indústria estão a mudar, o que pode colocar em causa vários milhões de postos de trabalho na Europa
Carros elétricos: Mais oferta e mais baratos
Tornar a mobilidade elétrica mais acessível é um dos grandes objetivos da indústria automóvel. E 2024 poderá ser o ano em que se dará início à chamada “democratização” do carro elétrico. Os preços começam a baixar em todas as gamas e já há ofertas a rondar os 20 mil euros
Comprar carro em 2024: As grandes novidades
O próximo ano será recheado de lançamentos de novos veículos. Os elétricos irão continuar a dominar as atenções do mercado e haverá propostas para todos os gostos e carteiras
Indústria automóvel: Os novos avanços da eletrificação
São cada vez mais as empresas apostadas em desenvolver novos motores e baterias para a indústria automóvel, para os tornar mais baratos e mais eficientes do ponto de vista energético. Dentro de poucos anos, poderemos ter baterias com o dobro da capacidade das atuais que carregam em poucos minutos, e motores que necessitam de menos eletricidade para percorrer os mesmos quilómetros
Os altos e baixos dos combustíveis sintéticos
O lobby do eFuel já conquistou uma importante vitória junto da Comissão Europeia, mas não consegue reunir consenso mundial
Os carros elétricos vão ficar mais baratos?
O preço dos carros elétricos irá ficar nivelado com o dos veículos a combustão, já em 2025. As novas tecnologias das baterias e a queda da cotação do lítio poderão ajudar a baixar o custo final
Hidrogénio: Um passo à frente na eletrificação
Após a rápida adoção dos veículos elétricos, a indústria automóvel já está a investir na próxima tecnologia de emissões zero, o hidrogénio
Carros elétricos: Para viagens longas, para o dia a dia, para a família, estas são as nossas escolhas
Seja para responder à procura crescente, seja para respeitar as imposições regulamentares, a verdade é que as marcas de automóveis já disponibilizam uma grande variedade de modelos totalmente elétricos no mercado nacional. O que significa que é mais fácil escolher um carro adequado às suas necessidades específicas. Entre as dezenas de carros testados nos últimos meses no VOLT, escolhemos os que mais nos impressionaram, sempre com a relação qualidade/preço no topo dos critérios, e dividimo-los não pelas categorias tradicionais, mas pelo perfil de utilização onde se destacam
Carros cada vez mais autónomos e conectados
Os novos carros estão cada vez mais autónomos e conetados. No futuro, a condução será uma experiência muito mais personalizada
Os números que marcaram 2022
As vendas e a produção de veículos começam a aproximar-se dos valores pré-pandemia. A mobilidade elétrica ganha mais espaço
O FIM da combustão
A União Europeia decidiu abolir as vendas de veículos com motores que emitem CO2, como o gasóleo ou a gasolina. Saiba o que vai mudar
Elétricos para todos os gostos
Dos mais luxuosos aos mais acessíveis, são vários os novos carros elétricos que irão entrar no mercado nacional em 2023. Eis alguns exemplos:
Os desafios da indústria automóvel
A rápida transição energética e a forte concorrência chinesa estão a pressionar os construtores de automóveis europeus. Em causa está um dos setores que mais contribui para a economia da Europa. E 2023 será um ano crucial
Elétricos em (grandes) números
A indústria automóvel está a acelerar cada vez mais em direção à eletrificação total do mercado. E já não há forma de inverter esta rota
Ao volante de um elétrico. As principais diferenças
Conduzir um carro elétrico pode requerer alguma adaptação, mas, no fundamental, não difere muito de estar ao volante de um veículo convencional. Saiba quais as principais diferenças