Durante anos, a Samsung e a Apple dominaram o mercado global de smartphones, melhorando agora os seus novos dispositivos com recursos generativos de Inteligência Artificial. A maior empresa pública da Coreia do Sul integrou, por exemplo, tradução em tempo real para chamadas e edição generativa de fotos. Enquanto isso, a Apple está a lançar o novo iPhone 16 apetrechado com chips A18, que prometem revolucionar ainda mais o uso do smartphone. Mas toda esta inovação pode não chegar para suster o crescimento, aparentemente imparável, das marcas chinesas, como mostra o volume global de vendas no primeiro semestre deste ano
Na terceira edição do Martech B2B Summit, líderes de várias indústrias debateram o impacto da tecnologia no marketing Bussiness-to-Bussiness (B2B), explorando temas como a personalização, hipersegmentação e inteligência artificial (IA). Filipa Garcia (Garcias), Sofia Antunes (Devoteam), Fernando Carvalho (Unicre), Vera Serrador (Warpcom), João Serrano (BPI), Patrícia Boura (Fundação do Gil), Joana Peixoto (Edenred) e Gonçalo Oliveira (Deloitte), foram os oradores presentes.
Num mercado em constante evolução, onde diferentes gerações coexistem e o digital avança rapidamente, o consenso entre os oradores foi claro: a chave está em equilibrar o tradicional com o digital, personalizando a abordagem para cada cliente.
Todos os oradores sublinharam a importância de manter a relação humana com os clientes, mesmo em um ambiente cada vez mais digital. Fernando Carvalho, diretor executivo da Unicre, destacou que “a IA é muito bonita, mas não substitui a humanidade, a relação e a empatia entre comercial e cliente. É uma ferramenta, mas eu tenho de continuar a visitar o meu cliente.” Esta visão foi ecoada por Sofia Antunes, Head of Marketing e Communications da Devoteam, que enfatizou a importância de “criar relações humanas e comunicar com as diferentes gerações”, especialmente num momento em que o perfil dos clientes se diversifica.
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Gonçalo Oliveira, Strategy & Business Enablement and Marketing & Communication Director da Deloitte, destacou o desafio de equilibrar estas duas vertentes, afirmando que “é necessário ligar a estratégia do negócio e integrá-la com o marketing. Como o digital pode ser a alavanca, mas o tradicional não pode ser descurado.” A complexidade está em manter ambas as dimensões alinhadas para maximizar o impacto das ações de marketing.
Embora o digital tenha trazido inúmeras oportunidades, também para Filipa Garcia, CEO da Garcias, a importância do toque tradicional não foi esquecida. Filipa relembrou que, após o impacto da pandemia, foi essencial “voltar ao presencial. Investimos em redes sociais e tecnologia, mas o nosso negócio é muito emocional; e a promoção de encontros é muito importante.”
Vera Serrador, Marketing Manager da Warpcom, ressaltou que, no B2B, a relação humana ainda é fundamental e que a presença online deve ser complementada com eventos presenciais e outras ações que estreitam o relacionamento com clientes e parceiros. Um dos exemplos que mencionou foi o podcast “Techflow by Warpcom”.
Já Patrícia Boura, Presidente da Fundação do Gil, reforçou esta ideia ao comentar sobre o uso estratégico de recursos limitados e o valor das parcerias para manter a sustentabilidade dos seus projetos sociais, afirmando que, “fazemos omeletes com poucos ovos, recorrendo às redes de contactos. As nossas verbas são reduzidas, portanto não temos departamentos e vamos à procura de parceiros que nos ajudem a responder às necessidades.”
Adaptação às várias gerações e segmentação de públicos
Com o aumento da diversidade geracional, segmentar corretamente e adaptar a comunicação tornou-se crucial para as empresas. Fernando Carvalho mencionou que “é necessário segmentar e entender com quem estamos a falar, se é o influenciador ou o decisor, por exemplo”, sublinhando a complexidade de chegar à pessoa certa no momento certo para acelerar o processo de decisão.
Para Sofia Antunes, o foco está na personalização: “Apostamos na personalização de conteúdo e eventos personalizados de acordo com o setor. Sentimos a necessidade de existir maior proximidade entre a equipa comercial e a equipa de marketing.” Essa segmentação é fundamental para que as mensagens sejam eficazes e alcancem o público correto. Joana Peixoto, Diretora de Marketing, Comunicações e Sustentabilidade da Endered, complementa esta opinião ao abordar a complexidade de gerir ecossistemas B2B, focando na importância da confiança e na necessidade de segmentação detalhada dos clientes.
Integração de tecnologia nos processos
A adoção de tecnologias como IA, CRM e plataformas de automação foi um ponto recorrente nas discussões. Filipa Garcia explicou como a empresa tem utilizado uma plataforma de geomarketing para otimizar a alocação dos seus recursos humanos, afirmando que “sabemos quais os pontos de venda que existem por distrito, por rua, e conseguimos saber quais são nossos e quais ainda não são.” Essa abordagem permite direcionar as ações da equipa de vendas de forma mais eficaz.
João Serrano, Manager of Platforms and Martech do BPI, trouxe um exemplo prático com o projeto Pulso, em parceria com a NOS, que integra a gestão financeira das PME’s numa única plataforma. Destacou que “o desafio é que o ‘one size’ não serve para todos”, reforçando a necessidade de soluções personalizadas e ajustadas às especificidades de cada empresa.
A mensagem central do Martech B2B Summit é clara: a integração de tecnologia no marketing B2B é essencial, mas o verdadeiro sucesso vem do equilíbrio entre inovação tecnológica e o toque humano. A personalização, plataformas digitais e IA são ferramentas poderosas, mas as relações interpessoais, confiança e empatia continuam a ser os alicerces que sustentam o sucesso nos negócios B2B. As empresas devem adaptar-se à transformação digital sem perder o foco no contacto direto e na construção de relações sólidas com os clientes.
A atriz britânica Maggie Smith morreu esta sexta-feira num hospital em Londres, aos 89 anos. Lenda do teatro e do cinema britânicos, como a descreve a BBC, nas últimas décadas participou nos filmes Harry Potter e na série Downton Abbey.
Ao longo da sua carreira, Maggie Smith recebeu oito prémios BAFTA e dois Oscars pelos filmes “Quando a primavera acaba” (1970) e “Um apartamento na Califórnia” (1979). Esteve nomeada para os Oscars com “Quarto com vista sobre a cidade”, de James Ivory, e contracenou com Cher e Judi Dench em “Chá com Mussolini” (1999), de Franco Zeffirelli.
Conhecida pelos papéis de comédia, começou nas lides da representação no teatro, tendo integrado, da década de 60, a companhia do National Theatre.
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Mais recentemente, Maggie Smith chegou aos mais novos como Minerva McGonagall, uma das professoras da escola de magia de Hogwarts, da saga “Harry Potter”, de J. K. Rowling.
Num dos últimos papéis enquanto protagonista, Maggie Smith interpretou “A senhora da furgoneta”, em 2016, de Nicholas Hytner.
Em 1990 foi agraciada com o título de Dama da coroa britânica.
Se o clima ajudar e as nuvens não nos taparem as vistas, há uma forte de possibilidade de conseguires ver a olho nu o cometa C/2023 A-3 (Tsuchinshan–ATLAS) ou “cometa do século”, como já o apelidaram.
E hoje, sexta-feira, dia 27, o cometa está no seu periélio. Esta palavra difícil refere-se ao ponto da órbita em que um planeta ou outro corpo celeste se encontra mais próximo do Sol.
Isto significa que deverá estar mais brilhante e, portanto, mais visível. Mas não só hoje. Os cientistas acreditam que se manterá assim até 12 de outubro. E esta é uma oportunidade que não deves perder, pois o C/2023 A-3 não se voltará a aproximar da Terra durante 80 660 anos!
Esta foto foi tirada no dia 23, em Brisbane, na Austrália. Foto: Stephen Mudge
Claro que a noite é a melhor altura para o tentares observar, e o que deves procurar é um ponto mais brilhante do que as estrelas à sua volta. Apesar de, na teoria, ser possível avistá-lo a olho nu, os astrónomos aconselham o uso de binóculos, por exemplo.
Também é importante saberes para onde deves olhar. Quando estiveres de olhos postos no céu, deverás procurar as constelações de Sextante e Leão. Para te ajudar a localizá-las, podes usar aplicações específicas, como a Sky View Lite e a Star Chart, ambas com versões gratuitas para IOS e Android.
Se descarregares uma destas aplicações para o teu telemóvel ou dos teus pais, só têm de apontar para o céu, e descobir o que estão a ver. Boa sorte!
Parece um pedaço de fita-cola, mas na verdade é um implante cerebral que poderá ajudar no mapeamento deste órgão. Uma equipa de médicos da Universidade de Manchester conseguiu colocar este implante temporário no cérebro de um paciente. O implante desenvolvido pela InBrain Neuroelectronics visa recolher e descodificar sinais do cérebro.
Carolina Aguilar, CEO e cofundadora da empresa espanhola, afirma que o objetivo passa por “ter um produto comercial que possa mapear o cérebro” e que possa ser usado no estudo e tratamento de várias doenças”. O mapeamento do cérebro é uma técnica usada para ajudar a planear intervenções cirúrgicas como, por exemplo, a remoção de um tumor no cérebro, determinando a localização de funções essenciais para poder operar sem as afetar.
A colocação do implante durou 79 minutos e foi feita precisamente durante uma operação de remoção de um tumor no cérebro de paciente, que deu o seu consentimento para a experiência. Os investigadores registaram que o implante foi capaz de distinguir com precisão tecido saudável e canceroso com uma precisão de micrometros, avança a Wired.
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A equipa pretende testar o implante em até dez pacientes, que serão submetidos a operações ao cérebro por diversas razões. O estudo está a ser apoiado pelo projeto da Comissão Europeia Graphene Flagship que pretende demonstrar a viabilidade do uso de grafeno em contacto direto com o cérebro.
O neurocirurgião que fez a operação, David Coope, destaca que o implante da InBrain é mais flexível do que os elétrodos convencionais e ajusta-se melhor à superfície do cérebro, permitindo a colocação em áreas de difícil acesso.
O implante é uma lâmina transparente, mede metade da espessura de um cabelo humano e contém 48 elétrodos de descodificação em grafeno, cada um com 25 micrómetros. A empresa espanhola está a desenvolver agora um outro tipo de implante que pode penetrar no tecido e permite estimulação elétrica precisa. Aguilar prevê que o aparelho comercial que venha a ser desenvolvido tenha 100 elétrodos e revela que a empresa está a desenvolver já um modelo com 1024 elétrodos.
O Presidente da República anunciou esta sexta-feira a nomeação de Amadeu Francisco Ribeiro Guerra para o cargo de Procurador-Geral da República. Guerra sucede no cargo a Lucília Gago, cujo mandato termina a 11 de outubro.
“Sob proposta do Governo, o Presidente da República nomeou, nos termos constitucionais, o Licenciado Amadeu Francisco Ribeiro Guerra Procurador-Geral da República. A cerimónia de posse terá lugar no Palácio de Belém, no próximo dia 12 de outubro pelas 12:30”, pode ler-se num comunicado no site da Presidência.
Na mesma nota, o Palácio de Belém anunciou ainda a nomeação de Filipa Urbano Calvão para a presidência do Tribunal de Contas, que sucede no cargo a José Tavares. “Sob proposta do Governo, o Presidente da República nomeou, nos termos constitucionais, a Professora Doutora Filipa Urbano Calvão Presidente do Tribunal de Contas”, lê-se.
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A cerimónia de posse de Calvão terá lugar no Palácio de Belém também a 12 de outubro, pelas 11h30.
Está à procura de auscultadores de qualidade, bem construídos e com uma excelente relação qualidade/preço? Os HyperX Cloud III surpreendem pela positiva e são uma opção a considerar para os entusiastas de videojogos.
Design confortável
Os auscultadores são maioritariamente fabricados em aço e alumínio, o que lhes confere uma elevada resistência e uma sensação agradável ao toque. São flexíveis e podem ser dobrados, o que minimiza os danos em caso de acidentes. O conforto também é notável. As almofadas generosas em pele não causam desconforto, mesmo após longos períodos de utilização. Existe ainda uma almofada adicional no aro para maior conforto. Contudo, é possível que as almofadas em pele apresentem sinais de desgaste após algum tempo de uso.
Embora o peso dos HyperX Cloud III seja ligeiramente superior ao de outros modelos que já testámos, as almofadas robustas garantem que não se sente cansaço durante um uso prolongado. O sistema de ajuste é compacto, com vários pontos de paragem para um ajuste personalizado. Estes auscultadores de gaming apresentam três botões no casco: um para desativar o microfone, um botão de ‘power’ que, ao ser pressionado uma vez, indica o nível da bateria (em inglês), e uma roda para ajuste de volume.
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Em termos de conectividade, os HyperX Cloud III são exclusivamente compatíveis com wireless (através de uma pen USB-A) e ligação de 3,5 mm, as opções mais estáveis e rápidas para consolas de videojogos ou computadores.
A experiência sonora com os HyperX Cloud III é muito positiva. O microfone destacável oferece comunicações nítidas, estáveis e com pouco ruído, sendo facilmente removível quando não é necessário. A qualidade sonora é impressionante, com ênfase nos graves, que proporciona uma experiência envolvente tanto em jogos como em músicas mais exigentes. Durante os testes, em jogos como Valorant, os auscultadores mostraram-se altamente competentes, permitindo detetar os movimentos dos inimigos com precisão, mesmo sem necessidade de aumentar demasiado o volume.
Um dos grandes destaques é a autonomia, com mais de 120 horas de utilização com um único carregamento. Durante os testes, a autonomia anunciada revelou-se realista. No que diz respeito ao preço, consideramos que é totalmente justo, tendo em conta a qualidade sonora, a construção robusta e a impressionante autonomia.
Os HyperX Cloud III são uma escolha sólida para quem procura auscultadores de gaming de alta qualidade. Com um desempenho competente em jogos, música e chamadas, combinam resistência, conforto e excelente autonomia. Um verdadeiro “todo-o-terreno” do som.