Parece que foi ontem que estávamos a iniciar um ano que se adivinhava de estabilidade política, ainda que com risco de recessão. Na verdade, não tivemos nem uma coisa, nem outra. A maioria absoluta ruiu por causa de um processo judicial e o país vai em março a eleições, e a economia continuou a crescer, embora penalizada por uma inflação que pesou, e muito, nos bolsos dos portugueses.
Nós, aqui pela VISÃO, depois de um ano a analisar, esmiuçar e criticar políticos, gestores e companhia, preparámos uma sessão especial natalícia deste videocast. A equipa de olheiros residente distribuiu presentes a algumas das figuras nacionais e internacionais que marcaram o ano.
Marcelo Rebelo de Sousa mereceu presentes de todos. Nuno Aguiar sugere embalagens de Valdispert: “Se as sondagens se confirmarem, vai passar muitos dias ansiosos e noites mal dormidas, com um governo que pode não se conseguir formar, possibilidade de novas eleições e um caso das gémeas que ainda o fragiliza”. Filipe Luís pensou num DVD do filme “The Shinning”, de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson, e as inquietantes personagens das gémeas Grady. “E também um cházinho com as gémeas Mortágua, tudo para descontrair de coisas mais aterrorizantes, que têm acontecido… E o livro “Porque o meu filho se comporta assim”, de Hugo Rodrigues, médico pediatra (Contraponto)”. Mafalda Anjos também pensou numa obra para aumentar a biblioteca pessoal do Presidente: “o livro ‘Como Educar os Filhos Para Não Serem Idiotas’, de Melinda Moyer (2022, Ideias de Ler) – talvez venha tarde, mas ainda assim pode ter algumas pistas a utilizar”.
Para António Costa, Filipe Luís escolheu um guarda-chuva só para ele. “Já não precisa de o partilhar com o Presidente da República, como naquele 10 de Junho, em França, em 2016. Aliás, chove muito, em Bruxelas”, explica. Mafalda Anjos lembrou-se de uma casa arrendada na capital belga, onde o ex-primeiro-ministro pode bem vir a passar grandes temporadas: “Pensei num apartamento ao pé do monumento mais famoso de Bruxelas, o Manneken Piss. Ainda por cima, o menino a fazer xixi está no cruzamento da rua do Guisado com a rua do Carvalho.”
Pedro Nuno Santos não ficou esquecido. Nuno Aguiar ofereceu ao novo secretário-geral do PS um DVD do Pinóquio. “O clássico da Disney é sobre um boneco de madeira que queria ser um menino de verdade. Pedro Nuno Santos está a fazer o anti-Pinóquio, tornando-se num boneco de madeira, procurando ser o menos radical possível. As crianças verdadeiras têm problemas, mas também encanto. Veremos se PNS não perde o brilho”, disse. Mafalda Anjos sugere-lhe uma prenda cara, mas que é um bom investimento: “um curso intensivo de mediatraining para preparar os discursos e entrevistas, porque com a tentativa de surgir moderado adotou um tom entre o improviso e o sacerdótico que não está a correr bem, e, sobretudo, o Luís Paixão Martins como consultor estratégico. Terá de ser convencido a voltar a sair da sua reforma, mas seria uma boa ajuda para a campanha”.
Luís Montenegro recebeu um Twister de Nuno Aguiar. “É um jogo em que temos de colocar as mãos em cores diferentes, obriga-nos a ficar em posições estranhas e frequentemente com pessoas com que não estamos assim tão à vontade. Luís Montenegro terá de se dobrar muito se quiser voltar atrás em duas das coisas que prometeu: não governar se ficar em segundo lugar e não fazer acordos com o Chega. Nesse caso, teria de dar pastas ou medidas a um partido que tem como objetivo destruir o PSD. Montenegro não gostará de ficar com o nariz tão perto das axilas de André Ventura”, explica o jornalista. Mafalda Anjos foi para os livros: “a biografia de Sá Carneiro, para não perder o rumo ideológico, e o clássico intemporal ‘Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas’, de Dale Carnegie”.
Não faltou quem se lembrasse de Cavaco Silva. Filipe Luís comprou-lhe “uma máquina de calcular, para garantir que tem as contas certas. E o aumento da pensão, acima da inflação – assim, a reforma há de chegar para as suas despesas. Mas isso não somos nós que lhe damos, é o Fernando Medina…”
Mas muitas mais figuras tiveram presentes nesta lista natalícia. Christine Lagarde recebeu aulas de crossfit; Passos Coelho uma máquina de fazer fumos, qual D. Sebastião; Rui Rocha, uma fotografia autografada de André Ventura; Elon Musk, uma viagem só de ida numa nave para Marte; Guterres, multivitamínicos e chás para a garganta… e muitos outros!
Para ouvir em Podcast
DISPONÍVEL NAS SEGUINTES PLATAFORMAS