Bob Woodward faz o verdadeiro retrato de Sergey Lavrov em «War». Desconfortável, para dizer o mínimo. Mostra bem onde está o ministro no círculo de Putin: na periferia. Longe. Muito longe. Não sabia nada. Nem datas, nem pormenores, nem decisões sobre a invasão. Só percebeu que a guerra tinha começado quando as tropas russas já estavam na Ucrânia. Quando lhe telefonaram de Washington.
Se Lavrov não sabe nada antes de tempo, a embaixada russa em Lisboa ainda menos. CNN é a única fonte de informação. Mesmo assim, atreve-se a criticar os media portugueses e a defesa antimíssil ucraniana. Danos na nossa embaixada em Kiev? Culpa dos ucranianos. Não abateram o míssil. Estes senhores têm lata. Muita lata.
Não satisfeita, a embaixada também ataca o jornalismo português. «Russofobia» e «distorção». Salmo do século passado. Há quase três anos, quando a guerra começou, o embaixador indignava-se porque ninguém classificava a invasão como «Operação Militar Especial».
Afinal, o embaixador russo já voltou? Ou só está o encarregado de negócios? Pouco importa. Não fazem falta. Um podcast chega.
MAIS ARTIGOS DESTE AUTOR
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.