Vivemos numa era em que a preocupação pela sustentabilidade ambiental parece finalmente estar a entrar na agenda das organizações. Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos para orientar o progresso das sociedades, organizações e indivíduos até 2030. O foco é colocado no compromisso com o desenvolvimento sustentável e assente em três pilares distintos, e denominado de Triple Bottom Line –TBL, adiciona à sustentabilidade económica e social o factor ambiental (Elkington, 1998). Na mesma linha, a Comissão Europeia definiu a própria responsabilidade social corporativa como a responsabilidade que as organizações têm pelo impacto que causam na sociedade, integrando a perspectiva do TBL nas suas atividades e práticas corporativas.
Assim, parece que as organizações estão a ganhar consciência sobre os desafios que um desenvolvimento sustentável acarreta para os seus modelos de negócios (Zubair e Khan, 2019; Khan e colegas 2021). Atualmente, estas preocupações ambientais aumentam progressivamente, colocando pressão sobre o mundo organizacional para assumir um compromisso mais sério com as questões sociais e ambientais (Cohen e colegas 2017).
Os resultados sugerem que a presença de mensagens pró-ambientais nos anúncios de recrutamento aumenta a atratividade organizacional quando comparada a anúncios sem estas mensagens
Uma organização que tem preocupações com sustentabilidade é reconhecida socialmente. Vários estudos têm demonstrado que organizações cujas políticas de responsabilidade social corporativa são percebidas como positivas são consideradas como mais atrativas para potenciais novos colaboradores e geram um número mais elevado de candidaturas (Greening e Turban, 2000; Highhouse e colegas, 2003).
No ISPA, desenvolvemos um estudo direcionado para perceber o impacto das organizações se sustentarem no pilar ambiental do TBL. Procuramos perceber em que medida as organizações que transmitem uma imagem ambientalmente consciente nos seus valores e práticas adotadas, por via da inclusão de mensagens pró-ambientais nos seus anúncios de recrutamento, são consideradas como mais atrativas e geram, em consequência, uma maior intenção de candidatura. Procuramos igualmente compreender se a responsabilidade ambiental de um indivíduo, e o seu comportamento pró-ambiental, influenciam a intenção de candidatura a uma organização que se apresenta como amiga do ambiente (Pinto Coelho e colegas, 2022). Os resultados sugerem que a presença de mensagens pró-ambientais nos anúncios de recrutamento aumenta a atratividade organizacional quando comparada a anúncios sem estas mensagens (ver também os estudos de Bauer e Aiman-Smith, 1996; Behrend e colegas, 2009). Na presença destes anúncios tanto a responsabilidade ambiental individual como as intenções de comportamento pró-ambiental contribuem para uma maior intenção de candidatura.
Estes resultados reforçam a evidência de que indivíduos com uma consciência ambiental favorável estão mais suscetíveis a candidatarem-se a empresas que comuniquem as suas atividades, inicitivas ou políticas eco-friendly, através de mensagens ecológicas nos seus anúncios e com as quais se identificam.
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