A diversidade musical eslovena é uma boa representação das mais variadas faces deste pequeno país entre os Alpes e o Adriático. Fala-se em mais de 48 dialetos espalhados por pouco mais de dois milhões de habitantes. Embora o acordeão seja instrumento-rei, chegam-se a encontrar gaitas de foles como parte integrante dos instrumentos tradicionais. Hoje falamos-vos de um movimento esloveno para popularizar esta herança cultural.
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Há um pouco mais de dez anos iniciou-se um projeto chamado Sounds of Slovenia (Sons da Eslovénia) com o objetivo de captar e popularizar a essência da música popular eslovena. Encontramo-nos com o seu fundador e diretor artístico Janež Dovc para nos falar um pouco mais sobre a essência deste projeto, de onde veio e para onde vai. Aproveitamos para lhe falar do A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, iniciativa de Tiago Pereira que apreciamos muito e sobre a qual tivemos oportunidade de escrever na revista Sardinha. Para começar com um pouco de contexto, Sounds of Slovenia é uma plataforma que por um lado quer juntar artistas eslovenos que colaboram em diversos projetos musicais com pontos comuns na música popular eslovena, e apresentá-los como um eco do espaço em que estão. De acordo com Janez, a Eslovénia é como uma placa de som, e cada país é como uma caixa de ressonância musical (Portugal para o Fado, Espanha para o Flamenco, etc.).
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Há uma grande diversidade na música popular eslovena, talvez pela sua posição geoestratégica, pelo facto de que é a parte mais profunda da Europa Central onde chega o Adriático, e com uma forte presença das montanhas Alpinas. Foi sempre uma parte importante da Europa onde culturas mais e menos poderosas se encontraram. Sendo a Eslovénia um país de pequenas dimensões e entre impérios imponentes, os seus habitantes tentaram sempre ser simpáticos para os seus visitantes (ao ponto de serem quem melhor fala outras línguas entre vizinhos os italianos, croatas, húngaros e austríacos). O projeto reflete esta diversidade e compatibilidade com culturas estrangeiras, integrando músicos eslovenos de grande potencial internacional. Muitos deles não estavam de início ligados à música tradicional.
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Janez é da opinião que, nos tempos em que vivemos, há que considerar um equilíbrio entre culturas, num mundo cada vez mais multicultural. Esta iniciativa tinha o objetivo de explorar essa multiculturalidade e comunicá-la ao exterior. O projeto Sounds of Slovenia tem vindo a ganhar adeptos das mais variadas idades, elevando a música tradicional eslovena quase ao nível da música pop, nas suas mais variadas origens e sotaques que representam a diversidade cultural deste pequeno país. É essencialmente uma plataforma cultural que integra vários músicos eslovenos e cujos espetáculos integram uma combinação dos participantes nessa plataforma. Temos feito muitos espetáculos para o Turismo da Eslovénia, para eventos do governo, etc. Uma fase importante deste projeto, conta-nos Janez, foi fazer as gravações de campo, conhecer as pessoas e as suas diferentes maneiras de ser, ali nas terras onde vivem. Gravou-se um duplo álbum com os protagonistas desta exploração musical (embora muito ainda tenha ficado nos arquivos, ainda sem destino planeado). Um marco fundamental do projeto foi o espetáculo gravado pela televisão, realizado com mais de 150 músicos e cantores populares em palco, muitos deles trazidos à capital eslovena para tocar e cantar numa das salas de espetáculo mais emblemáticas da cidade. Um evento tão intenso que fez até chorar alguns.
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Em 2007 fizeram um grande espetáculo em Bruxelas quando a Eslovénia a par com Portugal estava a acabar a presidência Europeia. Nessa altura tivemos uma canção portuguesa no programa – Meu Fado. Na representação eslovena na Expo de Shanghai, Janez conheceu o músico chinês Liu Xing que lhe falou do seu próprio projeto de recolher a música tradicional chinesa que aos poucos estava a desaparecer. Nessa altura Janez tinha coordenado um conjunto de músicos eslovenos para atuar na sua representação nacional neste evento, intitulada Sounds of Slovenia. E foi nesse momento que o que era uma mostra musical temporária se tornou num projeto de mais de dez anos a promover a cultura eslovena através da música. Foram mais de 3000 km através das estradas locais para encontrar nas aldeias mais remotas os maiores tesouros culturais que constituem o eco do que é a música folk eslovena. Janez também faz música para filmes e teatro, coordena também a editora musical Celinka que publicou 140 álbuns em 12 anos, e o festival Godibodi, um passo natural de todo este âmbito criativo.
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Para além de tudo isto, Janez é formado como físico, paixão que partilha em paralelo com a música. Durante bastante tempo combinou a sua criação musical com a criação de controladores para grandes sistemas experimentais. Tem explorado também alguns pontos comuns entre estes dois mundos. O seu espetáculo Tesla é uma evidência disso. Um espetáculo inspirado na obra apaixonante do inventor Nikola Tesla, que é originário desta zona da Europa. Neste espetáculo Janez usa uma réplica da Bobina de Tesla (também conhecido como Tesla Coli), que criou quando ainda trabalhava em física. Foi um instrumento inventado em 1891 por Tesla cujo som é criado pela ressonância dos circuitos elétricos, um pouco como o Teremim. É essencialmente um transformador ressonante capaz de gerar uma enorme tensão com grande simplicidade de construção. No espetáculo criado por Janez, o instrumento, particularmente interessante para um público mais jovem, é apresentado a par com a parte humana do inventor, mais direcionada para o público adulto.
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Voltando à expressão mais tradicional, não podemos deixar de falar na importância do folclore (que foi uma importante parte da formação musical inicial de Janez) para a população em geral com uma vasta audiência a nível nacional. Muito se deve à vontade de expressão cultural dos costumes locais que muitos voluntários coordenados por coreógrafos profissionais trazem aos palcos mais conhecidos. Um excelente exemplo é a etnóloga e antropóloga cultural Anja Cizel, a dançarina, exploradora, e apaixonada por Portugal, a mais nova diretora artística e coreógrafa de grupos folclóricos do Grupo Folclórico Tina Rožanc. Este é um dos grupos folclóricos mais bem estabelecidos na Eslovénia, que celebrou 70 anos de existência num espetáculo incluindo três gerações de dançarinos que recebeu o reconhecimento oficial do próprio Presidente da República. Também conhece o folclore português de perto, tendo vivido recentemente uma temporada em Lisboa, cidade da qual não mais se desligou. Conhece também o nosso festival Andanças e gostava talvez um dia de o trazer para a Eslovénia, onde este tipo de iniciativas é muito bem-vindo.
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A forte componente cultural das tradições e dialetos eslovenos está presente na cultura pop nacional, e um bom representante é a banda Čompe, constituída por ícones culturais eslovenos, que tocam há mais de 10 anos o mesmo álbum de originais que musicaram os poetas eslovenos com muito contributo do folclore nacional. O próprio nome da banda é como tradicionalmente se diz “batatas” na região da Primorska que faz fronteira com a Itália. E não terá sido escolhido por acaso, a poesia é sem dúvida uma parte importante da cultura popular eslovena na qual a língua tem uma importância fundamental (como em Portugal, também na Eslovénia muitos dos poetas são os heróis nacionais). A nova proposta do Sounds of Slovenia passa por aí, na musicalização de poemas tradicionais com uma nova roupagem. Fica o convite.
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