A quarta geração do modelo icónico da marca japonesa já está à venda em Portugal. Eu sei que o Verão já não é o que era mas, mesmo assim, decidimos recolher a capota de lona para uma viagem descontraída entre Lisboa e o Bacalhôa Buddha Eden, no Bombarral.
O Mazda MX-5 prepara-se para atingir a marca de 1.000.000 de unidades com esta nova geração, a quarta.
O visual é agressivo e as linhas fluidas, inspiradas na filosofia de design KODO – A Alma do Movimento.
Novo motor 1,5 litros de 131 CV
O MX-5 está à venda com dois motores a gasolina, um bloco de 1,5 litros e 131 CV às 7.000 rpm, com um binário de 150 Nm ás 4.800 rpm, e outro de 2,0 litros e 160 CV às 6.000 rpm e 200 Nm às 4.600 rpm. Gostei bastante do comportamneto dinâmico deste roadster com o novo motor 1.5 a gasolina. É a partir das 1500 rpm que o som rouco chega ao interior do habitáculo, sem incomodar. A caixa de seis velocidades é dura e de relações curtas, fácil de utilizar, a direção direta. Um dos aliciantes deste modelo sempre foi o prazer de condução, a aerodinamica é apurada. O MX-5 pesa “apenas” uma tonelada e o comprimento total não chega aos quatro metros. Não julgue que o dois lugares japonês é pastelão com este pequeno motor, pelo contrário, não é um foguete, é verdade, no entanto, revelou-se bastante disponível, agil, divertido de conduzir. Neste primeiro ensaio, partilhado com o jornalista Jorge Flores da Carros e Motores, consegui fazer médias de 7 litros.
A gama do Mazda MX-5
Os clientes do novo Mazda MX-5 podem optar por uma gama que se divide em três patamares de equipamento – Essence, Evolve e Excellence – todos associados à motorização SKYACTIV-G menos potente, de 131 CV. Já a variante de 160 CV está apenas disponível no nível Excellence.
No nível intermédio Evolve, acresce o sistema de Luzes Diurnas de LED, volante em pele, cruise control, Interface Homem-Máquina (HMI); nos Evolve HS somam-se os conteúdos do Pack High Safety, nomeadamente o ar condicionado automático, o Lane Departure Warning, sensores de luminosidade/chuva, estofos em pele e bancos aquecidos; os MX-5 Evolve Navi e Evolve HS Navi incluem ainda o sistema de navegação.
Associada aos dois motores SKYACTIV-G 1.5 e 2.0, a gama Excellence subdivide-se em duas propostas: a Excellence Navi que integra tudo o atrás descrito e ainda os sensores traseiros de estacionamento, sistema de áudio BOSE, sistema de chave inteligente; e a Excellence Pack Sport Navi, propostas também equipadas com Bancos Recaro, Blind Spot Monitoring System (BSMS), Adaptive Front Lighting System (AFLS) e diferencial autoblocante (LSD).
Os preços do novo Mazda MX-5 integram-se no intervalo dos 24.450 euros aos 40.490 euros. Acrescem em 260 euros se o cliente optar por pintura metalizada e mais 150 euros se o cliente optar pelo tom Vermelho Soul.