A quinta geração Opel Corsa foi revelada na última edição do Salão Mundial do Automóvel de Paris. A marca alemã anunciou, na altura, que pretendia lançar 27 novos modelos e 17 novos motores entre 2014 e 2018, a ofensiva de produtos da Opel continua a bom ritmo.
Conduzimos o Corsa com o motor 1.0 Turbo de 115 CV. Este é o modelo da Opel com maior expressão em Portugal. Já foram comercializadas mais de 517.000 unidades no nosso país. Ao longo de 32 anos e quatro gerações, foram produzidas quase 12 milhões de unidades na Europa.
A quinta geração surge em dois tipos de carroçaria – três e cinco portas – e três níveis de equipamento: Enjoy (acessível), Color Edition (dinâmico) e Cosmo (requintado).
Gosto mais das linhas exteriores, a qualidade geral do habitáculo também melhorou. Algumas pessoas que viajaram comigo no Corsa da anterior geração achavam o ambiente algo “sóbrio e frio”. O desenho do ‘tablier’ segue agora linhas horizontais que enfatizam a sensação de espaço. Dependendo do nível de equipamento, na consola central surge o grande ecrã tátil policromático do IntelliLink, o sistema de informação e entretenimento da Opel que permite ‘importar’ para o automóvel várias funções de dispositivos móveis. O IntelliLink é compatível com aparelhos Apple iOS e Android, aceitando comandos de voz. Pode ser utilizado o sistema Siri Eyes Free, da Apple, o qual verbaliza mensagens escritas e permite ao condutor ditar ‘sms’ e e-mails, enviando-os de seguida, sem que precise de tirar os olhos da estrada ou as mãos do volante. Várias aplicações de smartphones são transpostas automaticamente para o IntelliLink, como o BrinGo, para a navegação, ou o Stitcher e o TuneIn para a rádio de Internet.
Ao volante a dinâmica em estrada é diferente, para melhor. O novo chassis e a uma direção optimizada permitem uma condução mais divertida, os movimentos da carroçaria são mais intuitivos, em particular na dianteira, ao mesmo tempo que sentimos mais segurança no comportamento em curva. É importante referir que a suspensão do Corsa não herdou um único componente do anterior modelo. A estabilidade em linha reta e o comportamento em curva surgem substancialmente melhorados graças a um centro de gravidade mais baixo em 5 mm, a um sub-chassis dianteiro mais rígido e a uma nova geometria de suspensão. A verdade é que as novas soluções em matéria de amortecimento contribuem para dar ao Corsa maior eficácia na filtragem de irregularidades na estrada.
1.0 Turbo ECOTEC com injeção direta
Um dos grandes destaques da quinta geração Corsa é o motor tricilíndrico 1.0 Turbo ECOTEC, com injeção direta de gasolina. Com bloco e cabeça construídos em alumínio, o novo 1.0 Turbo da Opel está disponível com 90 CV e 115 CV. O motor tem uma genica incrível e nunca superei os 7 litros para percorrer 100 quilómetros. O binário máximo de 170 Nm é alcançado perto das 1800 rpm. A gama de motores a gasolina é ainda composta por unidades 1.2 e 1.4 de quatro cilindros.
Do lado dos Diesel, há a registar a entrada de uma variante revista do 1.3 CDTI, com 95 CV, que passa a cumprir a norma Euro 6. De acordo com a informação oficial da marca, esta versão turbodiesel, com caixa manual de cinco velocidades e sistema de recuperação de energia de travagem, consegue reduzir as emissões de CO2.
Sistemas de apoio à condução aumentam conforto e segurança
A direção oferece um modo de funcionamento City, acionado com um toque numa tecla, que reduz ao mínimo o esforço para rodar o volante quando o automóvel circula a baixa velocidade – algo especialmente útil em manobras no trânsito citadino.
A assistência ao arranque em subida é de série em todos os Corsa. Capaz de detetar se o automóvel está parado num plano inclinado, o sistema mantém os travões aplicados automaticamente durante cerca de dois segundos depois de o condutor soltar o pedal, eliminando a necessidade de efetuar ‘ponto de embraiagem’.
A quinta geração Corsa oferece uma lista de equipamentos opcionais – conforme a versão – de apoio à condução. O Advance Park Assist, comanda automaticamente a direção durante as manobras de estacionamento, depois de identificar espaços livres paralelos ou perpendiculares ao automóvel. Por sua vez, os sensores do alerta de ângulo morto, têm alcance de três metros para a esquerda e para a direita do automóvel, alertando para a presença de obstáculos e veículos. Sempre que surge um veículo ao alcance destes sensores, o sistema acende uma luz colocada no espelho retrovisor exterior do lado correspondente.
A segunda geração da câmara dianteira Opel Eye integra funções como reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de saída de faixa de rodação, a muito útil comutação automática médios/máximos, indicação de distância para o veículo da frente e aviso de colisão iminente.
A Opel lançou, entretanto, no mercado português a versão FlexFuel a GPL com motor 1.4 de quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de debitar 90 CV de potência, este Corsa oferece um sistema de alimentação ‘bi-fuel’ gasolina/gás instalado de fábrica.
A marca alemã iniciou, igualmente, a comercialização da opção de transmissão automática. A mais recente versão da caixa robotizada Easytronic, que recebe a designação 3.0, está disponível para o motor turbodiesel 1.3 CDTI de 95 CV e para o 1.4 ecoFLEX a gasolina, de 90 CV de potência.
Os preços iniciam-se em 14.490 euros. O Corsa equipado com o motor 1.0 Turbo é proposto a partir de 15.390 euros. O turbodiesel 1.3 CDTI ecoFLEX de 95 CV está disponível desde 18.990 euros.
![destaque-opc](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/6548894destaque-opc.jpeg)
Opel Corsa OPC é a novidade mais recente
O novo Corsa OPC já está à venda, desde Maio, com um preço a partir de 24.990 euros. O OPC possui um motor 1.6 Turbo capaz de debitar 207 CV de potência e 245 Nm de binário que se mantém num patamar constante entre as 1900 e as 5800 rpm. A função ‘overboost’ oferece 35 Nm adicionais. Revelada, recentemente, no Salão de Genebra, esta versão foi desenvolvida a pensar nos clientes que pretendem ter um pequeno desportivo cheio de garra a um preço relativamente acessível.