O trabalho dos responsáveis pelo design da Mercedes-Benz tem sido notável. A evolução dos vários modelos da marca é surpreendente e o novo Classe C não é excepção, até porque estamos a falar de um dos modelos mais bem sucedidos do seu segmento. Um pouco maior do que a versão anterior, o novo Classe C ganha em varsatilidade e tanto agrada a quem procura um carro mais desportivo como a quem prefere um carro mais clássico e elegante. Longe vão os tempos em que a marca alemã era vista como conservadora e até um pouco antiquada.
Seguindo aquela que é a atual linha de design da marca, o novo Classe C apresenta uma bonita silhueta com uma frente imponente, onde se destacam os inconfundíveis faróis LED, assim como a grelha com o logotipo de maiores dimensões. Na traseira, nota-se um porte mais atlético e consensual. Há quatro modelos de jantes disponíveis, dependendo da linha de design que se escolhe, sendo que a unidade que ensaiámos vinha equipada com a linha de design Avantgarde. Estão ainda disponíveis a linha Exclusive, mais clássica, e a linha AMG, de cariz mais desportivo. No interior as diferenças também são notórias. Salta à vista o novo painel de instrumentos, novos materiais e combinações de cores. Uma das novidades é o ecrã touch pad, no qual podemos aceder às várias funções do veículo. A unidade ensaiada apresentava bancos de couro e tecido e uma combinação de materiais entre o mate e o brilhante, em preto e alumínio. Uma conjugação muito agradável à vista e ao toque. O espaço interior é bastante bom e o conforto a bordo é uma referência no segmento. São vários os compartimentos para arrumação de objetos e temos à nossa disposição inúmeros sistemas de segurança e ajuda à condução, entre eles, o Attention Assist, sistema de alerta do cansaço do condutor, o Adaptative Brake, que nos presta um auxílio importante nas subidas, ou o sistema de alerta de colisão. A unidade que ensaiámos vinha também equipada com o sistema de estacionamento ativo, um extra disponível por mais 731 euros. O sistema de navegação é bastante completo e funciona na perfeição. Na hora de arrancar e nos fazermos à estrada nota-se de imediato que estamos ao volante de um excelente automóvel, de condução suave e precisa e que nos transmite muita confiança, curva após curva. O motor Diesel 220 BlueTEC, com 170 cv, e função ECO Start/Stop é preciso e muito eficiente. A caixa manual de seis velocidades também prima pela qualidade. Acelera dos 0 aos 100 Km/h em 7,7 segundos e apresenta consumos na ordem dos 4,5 l/100 Km. Logicamente que estes consumos dependem muito da intensidade com que pisamos o acelerador. O Mercedes C220 BlueTEC está disponível a partir 45.500 euros, sendo que a unidade que ensaiámos apresenta um preço de 51.148 euros. A opção mais barata é o C180 de 156 cv e caixa de velocidades manual, disponível desde os 39.100 euros. Em jeito de conclusão, resta-nos dizer que este novo Classe C tem tudo para continuar história de sucesso do modelo. É um excelente automóvel a todos os níveis e é um prazer conduzi-lo e usufruir de um conforto a bordo normalmente disponível em carros de segmento superior. Fica a curiosidade de experimentar a versão carrinha, disponível muito em breve.