A nova carrinha Honda Civic Tourer chegou a Portugal no passado mês de Fevereiro. Os portugueses adoram carrinhas. No caso deste segmento encontramos diversas propostas interessantes. A Renault Mégane Tourer (campeã de vendas), Seat Leon ST (recebeu recentemente o título de carrinha do ano em Portugal), Kia Cee’d SW (relação preço/equipamento em destaque), Skoda Octavia Break (a nova geração coloca em sentido as carrinhas do segmento superior), Toyota Auris Tourer Sports (aparência moderna, equipamento e fiabilidade), Hyundai i30 SW (aparência atual e muito equipamento de série) e aguardamos com expetativa a chegada da nova Peugeot 308 SW. A carrinha francesa passou de 508 para 610 litros de capacidade na bagageira, igualando a marca da Skoda Octavia Break e ficando a 14 litros da Honda Civic Tourer. O espaço de bagagem da Civic Tourer é de 624 litros.
Muitos leitores recordam-se certamente da carrinha Honda Civic Aerodeck que tão boa conta de si deu comercialmente no nosso país. A nova geração não deixa ninguém indiferente. Gosto de olhar para um carro e procurar ângulos de visualização diferentes. Na minha opinião, as linhas da nova Honda Civic conseguem ser mais consensuais do que no Civic de cinco portas. Não fosse o estado atual do mercado, onde o rent a car e as frotas dominam o mercado, certamente iríamos encontrar várias Civic Tourer este Verão nas estradas nacionais.
A nova carrinha tem o tanque de combustível no mesmo sítio do Civic 5 portas. Localizado por baixo dos bancos dianteiros, o que permite manter a configuração dos “bancos mágicos” (ver foto 12) e oferecer um espaço muito interessante a bordo. Um sistema que já funciona muito bem no Honda Jazz. Os bancos traseiros rebatem-se facilmente num único movimento. Os bancos traseiros podem também ser levantados de forma a facilitar o transporte de objetos mais altos. Uma configuração dos bancos 60:40 oferece ainda mais opções para transportar pessoas e objetos proporcionando uma área de carga alternativa quando o acesso pela porta da bagageira estiver limitado. A área de bagagem consegue acomodar duas bicicletas de montanha ou quatro malas largas sem a chapeleira recolhida. Existe ainda um enorme e funcional alçapão na bagageira.
A carrinha Civic Tourer está disponível com motorização 1.6 Diesel e com motorização 1.8 Gasolina. O bloco 1.6 diesel de 120 CV de potência e um binário de 300 Newton Metros de binário às 2.000 rotações é uma maravilha. Muito agradável de conduzir e consumos comedidos, nunca fiz médias superiores a 6 litros para percorrer 100 quilómetros. O comportamento dinâmico em estrada é muito previsível. A tourer curva de forma segura e intuitiva, mesmo quando aceleramos com maior vivacidade. Gostei bastante do conforto a bordo. Referência, ainda, para a caixa de seis velocidades que segue a melhor tradição nipónica, suave, precisa, e, claro, para o sistema de Amortecimento Adaptativo da suspensão traseira (ADS) que pode ser utilizado a qualquer altura melhorando a estabilidade e o conforto, independentemente da quantidade da carga e das condições de condução (ver foto 13). A qualidade dos materiais e a construção geral da carrinha está de acordo com o que a Honda nos habituou. Bons materiais, montagem cuidada, contribuindo para a famosa fiabilidade da marca japonesa. Algumas pessoas não gostam muito do interior dos Civic, afirmam que é como viajar numa nave espacial. Pessoalmente, gosto, tudo funciona bem. O equipamento de série é muito completo. A Honda Civic Tourer 1.6 i-DTEC Comfort Diesel está à venda por 25.906 euros.