Pegando na filosofia que criou com o lançamento do CLS, em 2003, a Mercedes dá agora continuidade ao conceito dos coupés de quatro portas com a introdução do CLA. Dono de um estilo verdadeiramente inconfundível, marcado por um design vanguardista e muito próprio, o Mercedes CLA é daqueles carros a que poucos conseguem ficar indiferentes. À primeira vista, parece tratar-se de uma simbiose entre o CLS e o Classe A, mas na realidade, o CLA é muito mais do que isso. Arrisco-me a dizer que junta o melhor dos dois, mas ainda lhe acrescenta importantes desenvolvimentos a nível tecnológico.
O estilo do CLA é marcante, chegando a ser até agressivo, principalmente quando o encaramos de frente. A grelha em forma de diamante e os faróis com conjuntos de LED’s alojados junto ao vidro são apenas dois dos detalhes mais significativos. Olhando para a traseira, salta à vista o contorno ligeiramente inclinado do tejadilho e a pronunciada curvatura do óculo. É um carro elegante, mas que não abdica de um porte atlético, também reforçado pela orientação na horizontal dos grupos óticos. Como opção, está disponível um amplo teto de abrir panorâmico que se estende desde o para-brisas até ao óculo traseiro.
Ao nível dos interiores, o CLA segue a linha de exclusividade, conforto, bom gosto e qualidade. Nota-se uma cuidada e harmoniosa seleção de materiais, muito agradáveis ao toque. Abundam os acabamentos em pele e as superfícies galvanizadas em prateado que contrastam com o ecrã central suspenso com um painel frontal lacado a preto e uma moldura prateada à face.
Conduzir o CLA resulta numa agradável experiência e não posso deixar de destacar os bancos integrais tipo bacquet, à frente e atrás. De referir que os lugares traseiros são 3, mas o espaço é mais adequado para duas pessoas.
Quem fala em conforto, fala em segurança, e são muitos os sistemas de assistência à condução que equipam o novo CLA. De série, podemos contar com o Attention Assist e o Collision Prevention Assist com sistema adaptativo de assistência à travagem de emergência. Este sistema está ativo a partir dos 7 Km/h, quando anteriormente só era ativado a mais de 30 Km/h. Este sistema pode ser combinado com o dispositivo Distronic Plus, que faz que quando o perigo de uma colisão persiste e não é detetada qualquer reação da nossa parte, o sistema é capaz de travar autonomamente o veículo a velocidades até aos 200 km/h. Se circularmos a velocidades até aos 30 km/h, o sistema trava ao detetar veículos imobilizados e é capas de evitar colisões traseiras até aos 20 Km/h.
Entre os outros sistemas disponíveis estão o alerta de ângulo morto, a assistência à manutenção na faixa de rodagem ou a assistência adaptativa das luzes de máximos. Para quem estacionar é uma dor de cabeça, o sistema Active Parking Assist permite-nos estacionar automaticamente em espaços de estacionamento longitudinais e transversais.
Os sistemas multimédia também são vários, com novas funções, aplicações, cores e gráficos. Uma das novidades é a aplicação Digital Drive Style, particularmente interessante se formos utilizadores de iPhone. Em destaque estão o controlo vocal Siri e o sistema de partilha de loclização Glympse, que nos permite partilhar, em tempo real, a nossa localização com outros utilizadores. Entre as outras funções disponíveis estão facebook, twitter, rádio pela internet e um completo sistema de navegação.
Em relação a motores, o CLA está disponível com duas motorizações a gasolina e duas a Diesel. Neste ensaio, coube-nos o eficiente 220 CDI com 170 cv, emissões de apenas 109 g de CO e consumos na ordem dos 4,5 L/100 km. A caixa 7G-DCT, com sete velocidades e dupla embraiagem, proporciona-nos uma condução desportiva, mas ao mesmo tempo muito confortável. Todas as motorizações contam de série com a função ECO start/stop e podem ser combinadas com a caixa 7G-DCT ou com a caixa manual de seis velocidades.
Preços:
CLA 200 com 156 cv – desde 36.550 Euros
CLA 200 CDI com 136 cv – desde 39.500 Euros
CLA 220 CDI com 170 cv – desde 44.750 Euros
CLA 250 com 211 cv – desde 47.900 Euros