A primeira geração Freelander foi um enorme sucesso comercial. A verdade é que apenas alguns problemas de fiabilidade, que passaram de boca em boca, contribuíram para um clima de alguma desconfiança. O irmão Defender tem fama de puro e duro e o Freelander da época demonstrava ser algo “terrinho” para a selva citadina.
Recordo-me da apresentação da segunda geração do Freelander em Sesimbra. Após a conferência de imprensa conduzi alguns quilómetros fora de estrada entre a Lagoa de Albufeira e a Fonte da Telha. O famoso caminho da estrada militar. Na altura fiquei impressionado com o comportamento do Freelander que superou o percurso complicado, cheio de buracos e zonas com imensa areia solta.
A Land Rover dá agora a conhecer o novo Freelander 2 com mais equipamento e que promete uma experiência de condução melhorada. Os pormenores exteriores foram renovados com o objetivo de conferir um novo visual ao veículo: Novos faróis dianteiros com tecnologia LED realçam a parte frontal deste modelo, enquanto as novas jantes de 17 polegadas estão agora disponíveis de série.
No interior as novidades incluem um novo painel de comandos, um ecrã táctil multifunções de sete polegadas, sistema de som Meridian, o sistema de climatização programável para sete dias e um novo sistema de navegação por satélite (opcional). O novo sistema de arranque sem chave substitui o tradicional, ao qual se junta um novo travão de mão elétrico que ajusta o nível de pressão exercida consoante a inclinação do local onde o veículo se encontra parado. ‘Say What You See’ (Diga o Que Vê), um sistema ativado por voz com avisos visuais e uma câmara traseira são alguns dos novos elementos introduzidos no Freelander 2012/2013.
O novo modelo partilha diferentes componentes e equipamento com o Evoque. O Freelander 2 obteve a nota máxima de 5 estrelas atribuída pelo consórcio independente Euro NCAP.
A gama Freelander 2 conta com 3 cores novas, Aintee Green, Havana e Mauritius Blue. A versão inicial da gama é o Freelander 2 S, com bancos em tecido. Depois, surge o SE com pormenores que o diferenciam, como o contorno preto da grelha, assentos de couro e o sistema de som Meridian. Destaca-se o acabamento Dynamic, inspirado no modelo SE, com guarda-lamas em cor preta, grelha e contorno na mesma cor, bem como um interior com três opções de cor para os assentos desportivos elétricos. O modelo topo de gama é o HSE, com bancos de couro granulado e interiores com acabamentos em madeira. Opcionalmente é possível colocar jantes Diamond Turned de 19 polegadas e acabamentos laqueado Gran Black.
Motores Diesel modernos
Os clientes poderão optar entre os dois motores diesel da marca, o 2.2 litros com 150 CV (TD4) e o SD4 de 190 CV, ambos com tração às quatro rodas. O motor 2.2 de 150 CV encontra-se igualmente disponível na versão eD4 4×2. Equipado com uma caixa de 6 velocidades, o eD4 oferece um consumo anunciado de 6,0 l/100km e emissões de CO2 de 158 g/km. Em relação aos consumos temos de aguardar para ver. O Freelander não é um carro leve, pelo contrário, pesa 2.500 kg. Os motores são partilhados com o “irmão” Evoque que como sabemos é algo guloso. Os modelos 4×4 (TD4 e SD4) estão equipados com o mesmo sistema inteligente todo-o-terreno. Este sistema responde às mudanças de percurso em apenas 150 milissegundos ajustando o binário entre os eixos dianteiro e traseiro. O Sistema Terrain Response optimiza os sistemas eletrónicos adaptando o veículo às condições mais extremas disponibilizando quatro opções: Condução Normal; Erva-Gravilha-Neve; Lama e Trilhos e Dunas-Areia. O sistema Gradient Release permite um arranque suave do veículo quer em declives como em subidas inclinadas.
No que toca ao comportamento do veículo em estrada, a Land Rover reforçou a carroçaria. Os reforços estruturais aplicados na parte dianteira do veículo contribuem para tal, bem como a direcção assistida, que foi recalibrada para uma melhor precisão. Os sistemas de segurança e estabilidade incorporados neste modelo oferecem: Sistema Anti-Bloqueio dos Travões (ABS), Controlo Electrónico de Tracção (ETC), Controlo Electrónico de Distribuição da Força de Travagem (EBD), Controlo de Travagem em Curva (CBC), Travagem Assistida de Emergência (EBA), Controlo de Estabilidade Dinâmica (RSC) e Controlo do Binário do Motor (EDC).
Preço Land Rover Freelander 2:
Freelander 2 TD4 Diesel 2.2 Stop/Start S 4×4 (150CV) – 42. 388 euros
Freelander 2 TD4 Diesel 2.2 Stop/Start SE 4×4 (150CV) – 46. 556 euros
Freelander 2 TD4 Diesel 2.2 Stop/Start SE Dynamic 4×4 (150CV) – 51.852 euros
Freelander 2 TD4 Diesel 2.2 Stop/Start HSE 4×4 (150CV) – 54.355 euros
Freelander 2 TD4 Diesel 2.2 – Auto S 4×4 (150CV) – 48. 556 euros
Freelander 2 TD4 Diesel 2.2 – Auto SE 4×4 (150CV) – 52. 733 euros
Freelander 2 TD4 Diesel 2.2 – Auto SE Dynamic 4×4 (150CV) – 58. 020 euros
Freelander 2 TD4 Diesel 2.2 – Auto HSE 4×4 (150CV) – 60. 522 euros
Freelander 2 SD4 Diesel 2.2 – Auto SE 4×4 (190CV) – 53. 683 euros
Freelander 2 SD4 Diesel 2.2 – Auto SE Dynamic 4×4 (190CV) – 58. 979 euros
Freelander 2 SD4 Diesel 2.2 – Auto HSE 4×4 (190CV) – 61. 529 euros