A Audi continua a aumentar a oferta da sua bem-sucedida gama A6: o novo A6 allroad quattro começa agora a circular nas estradas portuguesas.
O novo Audi A6 allroad quattro possui um comprimento de 4,94 metros, uma largura de 1,90 metros e uma altura de 1,47 metros, valores ligeiramente maiores do que a versão Avant, embora em muitos detalhes cultive um estilo próprio e robusto. Foi utilizado o mesmo processo de construção híbrida em alumínio da restante gama Audi A6, com os componentes em alumínio a representarem cerca de 20 por cento da carroçaria. O peso total foi reduzido em cerca de 70 kg em comparação com o modelo anterior.
O A6 allroad quattro possui em estrada uma postura distinta e desportiva. A Audi oferece tecnologia LED progressiva como uma opção para os grupos ópticos dianteiros e para os farolins. Os faróis de xénon plus podem ser combinados com luz adaptativa. A carroçaria do novo A6 allroad quattro é seis centímetros mais alta do que a do A6 Avant. Diferencia-se pelo acabamento das embaladeiras, pelo alargamento dos guarda-lamas e pela grelha dianteira singleframe com barras verticais.
Interior e porta-bagagens
O interior do Audi A6 allroad quattro possui uma distância entre eixos de 2,91 metros. O interface MMI está incluído no equipamento de série assim como o computador de bordo com programa de eficiência. O sistema Audi Pre Sense, ajuda a atenuar as consequências de um acidente.
O compartimento de bagagens do novo A6 allroad quattro tem uma capacidade de 565 litros. Claro que é possível rebater os bancos traseiros, aumentando a volumetria da bagageira até 1.680 litros.
A Audi dispõe diversas opções para o novo A6 allroad quattro. O head-up display fornece diferentes informações projetadas no para-brisas e os bancos dianteiros com múltiplas regulações estão disponíveis opcionalmente com uma função de ventilação e de massagem.
No topo da gama das opções modulares de informação e entretenimento estão o disco rígido do sistema de navegação MMI plus com funcionalidade “touchpad” (MMI touch) e o controlo por voz. O monitor retráctil é de 8 polegadas e o sistema de som Bang & Olufsen Advanced Sound possui 15 altifalantes.
O opcional telefone Bluetooth online estabelece a ligação à Internet via UMTS e uma ligação sem fios WLAN permite a utilização do correio electrónico. Serviços à medida do condutor são, por exemplo, o novo sistema de informação de tráfego online ou music stream web radio ligados diretamente ao veículo. Serviços disponíveis a partir do Google, incluindo o Google Earth, o Google Street View e o sistema de procura POI ativado por voz.
Sistemas de assistência ao condutor
O sistema cruise control adaptável com função Stop & Go mantém o A6 allroad quattro a uma distância adequada do carro que circula à sua frente. A uma velocidade abaixo de 30 km/h, o sistema inicia a travagem e respectiva desaceleração máxima em caso de uma colisão iminente. O sistema ACC Stop & Go funciona em estreita colaboração com o sistema de segurança Audi pre sense.
Já o active lane assist ajuda o condutor a manter o veículo na sua faixa de rodagem; o side assist facilita a tarefa do condutor quando pretende mudar de faixa de rodagem. O sistema de visão noturna Night vision com a identificação e deteção de pessoas ou de objetos reduz o perigo de conduzir à noite. O sistema de informação do condutor reconhece o cansaço do condutor e recomenda uma paragem para descanso.
O sistema de parqueamento com câmara 360º oferece melhor visão em todas as direções. Quatro pequenas câmaras de grande angular gravam as imagens nas imediações do veículo, que pode ser visualizado a partir de uma variedade de perspectivas através do monitor do MMI.
Motorizações e transmissões
O novo A6 allroad quattro está disponível com uma oferta de quatro potentes motores V6: um bloco a gasolina TFSI e três unidades TDI. Todos têm uma cilindrada de 3.0 litros com sobrealimentação e injeção direta. O motor 3.0 TFSI possui um compressor acionado mecanicamente e debita uma potência de 310 CV (228 kW) e um binário máximo de 440 Nm. A aceleração 0-100 km/h é cumprida em 5,9 segundos e a velocidade máxima está eletronicamente limitada a 250 km/h. O consumo médio de combustível anunciado é de 8,9 litros aos 100 km.
As três variantes do bloco 3.0 TDI possuem potências de 204 CV (150 kW), 245 CV (180 kW) e 313 CV (230 kW), enquanto os valores dos binários são de 450, 580 e 650 Nm, respetivamente. A versão de entrada consome, em média, 6,1 litros de combustível aos 100 km, correspondendo a 159 g/km de CO2.
A Audi irá em breve introduzir uma versão diesel de baixas emissões do propulsor de 245 CV (180 kW) e que obedece à norma EU6, a versão Clean Diesel. O motor 3.0 BiTDI desenvolve uma potência de 313 CV (230 kW), sendo a velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h. O BiTDI está acoplado a uma transmissão tiptronic de oito velocidades. Os três outros motores recorrem à caixa S tronic de 7 velocidades com dupla embraiagem desportiva. O condutor pode recorrer manualmente à sua utilização, inclusive através de patilhas opcionais colocadas por detrás do volante.
O novo sistema de tração quattro integra a gestão do binário individual para cada roda, o sistema de veCtorização do binário. Ao circular mais depressa numa curva, o sistema deteta se uma das rodas situadas no interior da curva perde aderência. Antes que tal suceda, o sistema trava a roda ligeiramente, de uma maneira quase imperceptível, de modo a manter a fluidez de manuseamento, sem perdas de tração. Como complemento para a tração quattro, a Audi oferece para as versões mais potentes o diferenciaL traseiro desportivo (opcional), que distribuiu ativamente as forças entre as rodas traseiras.
Chassis
A nova direção assistida eletromecânica promete ser eficiente. Já o controlo dinâmico da direção varia a desmultiplicação em função da velocidade a que se circula. Entre as soluções tecnologicas do novo A6 allroad quattro destacamos o sistema de dinâmica de condução Audi drive select. Este atua na gestão do motor, na direção assistida, na suspensão, no pedal do acelerador, na transmissão automática, no diferencial traseiro desportivo, na iluminação exterior, no cruise control e no ar condicionado automático. Com o modo de funcionamento efficiency consegue-se obter uma condução com um consumo otimizado. Esta função pode ser facilmente configurada através do sistema MMI.
A suspensão pneumática adaptativa é de série. Reduz a distância da carroçaria ao solo em 15 milímetros a uma velocidade elevada. Com o premir de um botão eleva a carroçaria em 35 milímetros (modo allroad), o modo mais adequado para circular em terrenos acidentados. Além disso, o condutor pode selecionar um modo de elevar a carroçaria a baixas velocidades. Com adicionais 10 milímetros permite que o Audi A6 allroad quattro também tenha melhor desempenho quando circula em estradas com grandes irregularidades.
O Audi A6 allroad quattro está equipado com jantes em liga com cinco braços de 18 polegadas e pneus na dimensão 235/55. A Audi e a quattro GmbH oferecem rodas opcionais de 18 polegadas, 19 e 20 polegadas de diâmetro. O condutor pode ativar uma função de assistência de descida (hill descent assist) quando transite em zonas de grande inclinação, o que limita a velocidade do veículo entre 10 e 20 km/h, dependendo da superfície.
Preços
A versão a gasolina 3.0 TFSI quattro S tronic (310 CV) apresenta um preço a partir de 89.660 euros, enquanto as três versões diesel possuem valores a partir de: 3.0 V6 TDI quattro S tronic (74.910 euros / 204 CV e 85.810 euros / 245 CV) e o topo de gama 3.0 V6 BiTurbo quattro tiptronic, de 313 CV, um preço de 90.810 euros.