A instabilidade política no Médio Oriente obrigou a FIA – Federação Internacional do Automóvel – a adiar a primeira corrida do ano que estava agendada para o Bahrein. Desta forma, o Mundial de Fórmula 1 tem início no dia 27 de março na Austrália.
O traçado semi-citadino de Melbourne costuma proporcionar corridas emotivas. O circuito é utilizado apenas uma vez por ano, as escapatórias são reduzidas e o mínimo erro de condução costuma ditar o abandono da corrida.
A equipa de Reb Bull Racing é apontada como a grande favorita. Sebastian Vettel e Mark Webber têm como principais rivais os pilotos da Ferrari, Fernando Alonso e Felipe Massa, e os McLaren de Lewis Hamilton e Jenson Button. A correr por fora, a julgar pelos tempos em pista conseguidos nos testes oficiais de pré-época em Barcelona, estão os Mercedes de Michael Schumacher e Nico Rosberg, além dos Renault tripulados por Nick Heidfeld e Vitaly Petrov.
As principais novidades no regulamento para a temporada que agora se inicia são as seguintes: o regresso do KERS – Sistema de recuperação de Energia Cinética que acumula energia e a liberta via motor elétrico, a introdução de asas móveis na traseira dos monolugares com zonas de utilização predefinidas nas corridas e a utilização dos novos pneus Pirelli. O uso das asas traseiras ajustáveis promete bastante controvérsia. A utilização destes apêndices aerodinâmicos tem como vantagem facilitar as ultrapassagens, sobretudo nas pistas mais estreitas ou nos traçados mais técnicos, entre muros. O problema é que as zonas de utilização estão predefinidas e os pilotos que estão a ser “atacados” não podem acionar o sistema, logo vão retardar ao máximo a mudança de trajetória, optando por manobras mais bruscas, aumentando o risco de acidente.
A edição de 2011 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 tem um total de 19 provas agendadas.
O Grande Prémio da Austrália tem transmissão na SportTV, a partir das sete horas da manhã do próximo domingo, 27 de março, na Sport TV 1 e HD.