Desta vez peguei no Série 3 cabriolet para deslizar ao sabor do vento até ao Algarve. A previsão de sol e bom tempo convidam a abrir a capota.
Estacionei na primeira área de serviço após a ponte 25 de Abril. Aciono o botão e a capota rígida retrátil abre-se em 24 segundos, o sol inunda de imediato o habitáculo.
Conduzir sem capota em autoestrada não costuma ser muito agradável devido ao ruído dos outros automóveis, ao turbilhão de vento que invade o carro a partir dos 100 km/h, e, claro, as questões de segurança. Não são poucos os casos de alguns carros atingidos por objetos estranhos nas nossas estradas.
A intenção era fazer apenas 60 quilómetros sem capota, até perto de Alcácer, transportava mais três pessoas e o vento costuma tornar as viagens pouco agradáveis para os passageiros dos lugares traseiros. Primeira surpresa, viajo a 100 km/h e conseguimos conversar relativamente bem. O coeficiente de atrito foi reduzido em 3,5%, em comparação com o anterior modelo. O BMW Série 3 Cabrio é um dos descapotáveis mais bonitos da atualidade. Viajamos numa versão 320 D de cor azul, estofos em pele creme, o sistema i-drive muito funcional a gerir o sistema de navegação, agradável à vista e ao coração.
O motor deste 320d debita uma potência de 184 CV e um binário de 380 Nm. É muito agradável de conduzir nas diferentes faixas de regime e o “Cruise-control” é fácil de utilizar e excelente auxiliar de condução. Consegui consumos médios de 6,2 litros. O espaço para bagagem é de 260 litros.
O comportamento dinâmico do Série 3 Cabrio é exemplar ao que não será alheia a boa distância entre-eixos, um chassis ultra eficaz, e a direção assistida elétrica apoiada por um motor elétrico. Enquanto o convencional sistema hidráulico utiliza uma bomba que tem de ser permanentemente alimentada pelo motor, a direção assistida eletromecânica só consome energia quando o condutor aciona realmente o volante.
A condução dinâmica em estrada transmite-nos uma sensação de segurança a cada passagem de caixa. No caso da versão que conduzi o Série 3 cabrio encontrava-se munido de uma caixa de velocidades manual de seis velocidades.
Em autoestrada, optei por utilizar o “Cruise Control” mantendo uma velocidade estável e a habitual distância de segurança em relação ao veículo que segue à frente. O “Cruise Control” ativo de velocidade calcula o ângulo da curva, com base nos dados fornecidos pelo DSC e pelo sistema de navegação.
O BMW Série 3 Cabriolet mais acessível equipado com o motor 2 litros a gasolina custa 51.761 euros. A versão 320d está à venda a partir de 55.419 euros. O Série 3 Cabrio M vale quase 117 mil euros.