Escute o roncar do Focus RS
Nos meus tempos de juventude, cheio de sangue na guelra, quer dizer, ainda mais sangue na guelra, existia um carro chamado Ford Escort RS Turbo. Era uma bomba que todos sonhavam possuir ou … pelo menos conduzir.
A noite lisboeta não tinha a oferta que conhecemos atualmente, não existiam tantos bares e discotecas. O fim de semana tinha invariavelmente início na adega José Ricardo, no Campo Pequeno, passagem pelo Bairro Alto, e, depois, a bom ritmo, centenas de jovens alfacinhas eram convidados a enfrentar a perigosa estrada Marginal até Cascais. Uma estrada matreira mas ao mesmo tempo mágica que percorremos vezes sem conta.
Na Marginal assistimos a acidentes horríveis, perdemos amigos que nunca esqueceremos. Muito mudou desde essa altura! Os carros que agora conduzo na marginal já têm travões de disco às quatro rodas, já estão equipados com airbags, já não fogem de frente a cada curva.
Muitos certamente recordam-se do Escort RS. Aspeto agressivo, inconfundível! A grande maioria vestia-se de preto ou encarnado, asa na traseira, jantes pouco comuns para a época, interior desportivo.
Olhar agressivo e felino
Alguns anos depois aqui estou eu ao volante do herdeiro do espírito Escort, chama-se Focus RS e trata-se de um automóvel fruto da competição. Na base deste automóvel está o WRC que Hirvonen e Latvala tripulam no Mundial de Ralis. Rivais? São muitos! Desde os óbvios Subaru Impreza e Mitsubishi Lancer Evolution, até ao Renault Mégane Coupé RS, Seat Leon Cupra, etc.
Na frente do Ford Focus RS encontramos uma grande entrada de ar que incorpora uma grelha desportiva em preto. Os faróis de nevoeiro destacam-se pelo design rasgado, enquanto as grelhas laterais pretas de arrefecimento do motor, com o logo RS, realçam as largas cavas das rodas frontais. O capô integra duas grelhas de ventilação que asseguram uma temperatura ideal de funcionamento do motor. Na traseira, o para-choques segue as linhas da frente, incorporando um vistoso e eficaz difusor de ar com efeito Venturi. De cada lado, duas saídas de ar acentuam a sua postura larga, com duas ponteiras de escape destacando-se por baixo do para-choques agressivo. Para completar esta imagem de competição, surge um spoiler superior de dupla lâmina.
O aspeto atlético e agressivo das linhas exteriores transpira para o interior. As bacquets Recaro de competição asseguram o apoio suporte lateral necessário ao condutor. Os painéis das portas, o volante ostenta o logo RS. A consola central tem acabamentos semelhantes a carbono, com três manómetros localizados no topo, direcionados para o condutor. Existem manómetros separados para a pressão do turbo e para a temperatura do motor.
A Ford desenvolveu um sistema de suspensão chamado “RevoKnuckle”, para trabalhar em conjunto com o diferencial autoblocante “Quaife”. O sistema assegura que a potência produzida por este Focus RS de tração dianteira é convertida em tração e aderência para a roda/s de acordo com as necessidades.
Com base no Focus ST, o RS esconde por baixo do capô um motor 2.5 Turbo. É um bloco turbocomprimido de 305 CV que atinge os 100km/h em 5,9 segundos. O binário de 440 Nm surge a partir das 2300 rpm. O barulho rouco deste motor de cinco cilindros é melodia para os meus ouvidos e não incómoda, nem acorda, os vizinhos. Os apaixonados por automóveis ligam aos diversos ruídos que a máquina debita, no caso do Focus RS o som que escutamos quando desligamos o carro no botão do Start/Stop é simplesmente espetacular. Um ligeiro assobio do Turbo que parece anunciar o descanso do guerreiro.
Em estrada é bem visível que o chassis está bem afinado. A direção é direta como convém, a caixa de seis velocidades precisa, o comportamento em curva é ultra eficaz. A suspensão é obviamente firme o que torna a condução complicada quando encontramos uma estrada com mau piso ou nas junções metálicas das pontes.
Durante o ensaio que realizei fiz consumos médios de 12,5 litros, isto sem puxar muito pela máquina. O Ford Focus RS é um automóvel exclusivo que pode ser comprado por encomenda nos concessionários da marca e tem como preço indicativo os 46. 700 Euros.
Ford Focus RS Le Mans Classics
A Ford decidiu homenagear as 24 Horas de Le Mans e criou uma série especial com cinco variantes para o Focus RS. É uma série limitada a 600 unidades e vale bem a pena ver o vídeo.