O CX-7 é um SUV (Sport Utility Vehicle) com uma aparência robusta, que proporciona uma atitude descontraída ao volante, confortável, muito espaçoso, bem equipado, mas que devido a um preço elevado não têm conseguido impor o seu próprio espaço no mercado competitivo deste tipo de automóveis.
O segmento deste tipo de viaturas é muito abrangente. A oferta é tão diversificada que é difícil alinhar todas as propostas. São mais de 40 modelos com características ou vocação “Off-Road”. Refiro-me, por exemplo, a sucessos comerciais como o BMW X3, X5, Audi Q5 ou “crossovers” Nissan Qashqai ou Peugeot 3008
O Mazda CX-7 paga classe 1 nas portagens, possui um poderoso motor 2.2 MZR-CD, debita 173 CV, e, até consegue consumos aceitáveis, de qualquer forma, apesar de ser um excelente produto acaba por ser penalizado pelo preço elevado de 51.334 euros.
A silhueta deste SUV é inconfundível. A aparência exterior respira agressividade, no bom sentido, enquanto que no interior conseguimos acomodar cinco passageiros “sem ninguém ir ao colo”.
No entanto, não é só a posição de condução elevada e uma boa visibilidade que distinguem este SUV. Conduzir o CX-7 torna-se um prazer ao fim de poucos quilómetros; não é preciso um curso de condução para desfrutar da “generosidade” do motor diesel 2.2 MZR-CD, que debita 173 CV às 3500 rpm e 400 Nm às 2000 rpm.
A caixa de seis velocidades funciona de uma forma suave e eficaz. Consegui consumos médios de 9.1 litros para percorrer 100 quilómetros.
Utilizando o sistema de tracção total com distribuição activa do binário, o SUV nipónico adapta-se às condições da estrada de forma a fornecer o binário mais adequado para cada situação, transferindo potência para as rodas traseiras quando necessita de mais tracção. Além disso, a suspensão firme e a direcção assistida contribuem para um nível de aderência aceitável para este tipo de viaturas. A direcção podia ser ligeiramente mais directa.
O equipamento de série é muito completo. Destaque para o sistema (RVM) “Rear Vehicle Monitoring” que é muito útil e alerta-nos sobre automóveis em aproximação antes de mudar de faixa. Existe, ainda, uma câmara traseira para ver exactamente o que se encontra atrás de si ao fazer marcha-atrás e o sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS).