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A Peugeot iniciou a venda no nosso país do seu novo Coupé Cabriolet. Chama-se 308 CC e eu andava mortinho por lhe deitar as mãos. Ainda se recorda do mítico 205 GTI, com o seu motor de 115 CV de potência, que fez a delícia de milhares de clientes por toda a Europa? E mais recentemente os três modelos best-sellers – 206 CC, 307 CC e 207 CC? Os tempos agora são outros, de qualquer forma, e apesar das condições atmosféricas incertas e das previsões meteorológicas falharem com frequência, os cabrios continuam a despertar paixões.
O 308 CC apresenta um desenho estilístico interessante, tanto na configuração coupé como cabriolet. As suas linhas destacam-se pelo perfil baixo, um pára-brisas aerodinâmico, uma personalidade forte no pára-choques dianteiro, “ancas” marcadas e farolins vermelhos de leds que utilizam a tecnologia da cortina de luz vermelha, … o 308 CC promete não deixar ninguém indiferente, em particular graças ao design da traseira.
O habitáculo revela um espírito de “grande turismo”. Os bancos dianteiros são envolventes e podem apresentar na base dos apoios de cabeça integrados a grelha estilizada do sistema “Airwave” (aquecedor de nuca). Os bancos traseiros retomam este desenho e oferecem quatro lugares acolhedores e relativamente espaçosos para um cabriolet.
A exclusividade é uma das características que a marca do leão faz questão de colocar nos seus descapotáveis. Os punhos laterais de decoração metálica, o volante desportivo, o tratamento específico do painel de instrumentos e a fachada central em preto lacado completam o ambiente na versão Sport. Na versão topo de gama o 308 CC ostenta tecido e apresenta como opção o couro simples ou mesmo couro integral.
O tejadilho retráctil inteiramente automático propõe, segundo o desejo do condutor, um coupé dinâmico ou um cabriolet. Cronometrei 20 segundos de duração para abrir ou fechar a capota. Se tem crianças cuidado com uma situação. Os vidros traseiros fecham de forma repentina no final do processo de encerramento da capota e os seus filhos podem aleijar os dedos. De qualquer forma, os dois vidros traseiros de abertura traseira contribuem bastante para diminuir a sensação de claustrofobia. Em caso de detecção de um risco de capotamento os arcos extraíveis de abertura pirotécnica determinam em alguns milésimos de segundo uma célula de protecção dos passageiros juntamente com os pilares do pára-brisas concebidos para este efeito.
Ao volante do 308 CC equipado com o motor 2.0 litros diesel de 140 CV é notório que o chassis oferece uma estrutura muito rígida e um excelente comportamento vibratório. Este bloco HDi FAP Euro 5 tem um binário de 320 Nm (340 Nm com overboost) a 2.000 rpm e é associado a uma caixa de seis velocidades. O conforto acústico é razoável para este tipo de carros. O comportamento em estrada revelou-se eficaz e os consumos variaram entre os 6,6 e os 7,8 litros para percorrer 100 quilómetros. As vias largas, a reduzida distância ao solo e o ESP (de série no nível Sport) permitem uma condução segura e divertida quando decidimos acelerar ao ritmo do Verão.
Fiquei surpreendido pela positiva com a capacidade da bagageira. Com a capota fechada é possível carregar a mala com 465 litros.
O 308 CC estreia o sistema de navegação topo de gama WIP Com 3D: disco rígido de 40 Gb e função Jukebox, rádio CD MP3, telefone integrado, função Bluetooth, tomada USB e ecrã colorido de alta resolução 7 polegadas 16/9, retráctil e com visualização 3D.
A gama do 308 CC contempla dois níveis de equipamento, 308 CC e 308 CC Sport, e dois motores a gasolina e dois diesel HDi.
Preços do Peugeot 308 CC:
308 CC 1.6 120 – 29.410 euros 308 CC 1.6 HDi 112 FAP – 31.510 euros 308 CC Sport 1.6 THP 150 – 34.360 euros 308 CC Sport 1.6 HDi 112 FAP – 34.310 euros 308 CC Sport 2.0 HDi 140 FAP – 40.110 euros
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