A nova geração Astra é aguardada com expectativa. Já sabemos que a General Motors não vive dias fáceis. Mas, mais importante do que a situação financeira complicada que a Opel vive é acreditar neste novo modelo como um produto que pode ajudar a dar a volta ao texto.
Todos esperam que o Astra 2009 possa dar continuidade aos bons resultados comerciais conseguidos pelo seu antecessor (recordo que actualmente o Astra é o terceiro automóvel mais vendido em Portugal no segmento C).
O Astra é um “rival” directo de carros como o VW Golf, Peugeot 308, Ford Focus, Honda Civic, Fiat Grande Punto, Renault Mégane, isto para referir alguns dos mais vendidos.
O novo modelo compacto da Opel vai ser revelado ao público no dia 17 de Setembro, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, apresentando-se como um “hatchback” de cinco portas. O novo Astra promete trazer para o segmento dos compactos tecnologia de conforto e de segurança estreada no “irmão mais velho” Insígnia.
Com um comprimento total de 4,42 metros, o novo Astra garante espaço acrescido para os passageiros, tanto à frente como atrás, graças a uma distância entre eixos mais longa em 71 mm por comparação com o actual modelo.

Desenvolvido em Rüsselsheim, na Alemanha, o Opel Astra 2009 possui um chassis completamente novo. Tal como o Insignia, o Astra pode ser equipado com o sistema FlexRide de controlo electrónico da suspensão – uma raridade nesta classe de automóveis – que oferece três modos de funcionamento: Standard, Sport e Tour.
Outras novidades técnicas introduzidas no segmento dos compactos pelo Opel Astra são:
Uma nova geração de faróis bi-xénon direccionais AFL+ (Advanced Forward Lighting; Iluminação Dianteira Avançada) que ajusta a intensidade e o alcance dos feixes de acordo com as condições da circulação.
O sistema de câmara Opel Eye, capaz de reconhecer sinais de trânsito e alerta o condutor quando o automóvel se desvia da faixa de rodagem.
A gama de motores é alargada e composta por oito propulsores Euro 5. À excepção das unidades menos potentes, todas as versões estão acopladas a caixas de seis velocidades. O novo Astra faz também a estreia de uma nova caixa automática com modo “Active Select”.
A gama de motores turbodiesel CDTI integra quatro unidades com injecção directa múltipla common-rail, num leque de cilindradas que vai de 1,3 a 2,0 litros, com potências de 95 a 160 cavalos. As opções ao nível dos motores a gasolina incluem quatro unidades de 1,4 e 1,6 litros, num leque de potências que vai de 100 a 180 cavalos. O anterior motor 1.8 atmosférico é substituído pelo novo 1.4 Turbo com 140 cavalos de potência.
Nesta primeira fase, a Opel optou por não revelar ainda fotos do interior do novo Astra. A ideia é claro…criar alguma expectiva e garantir mais algum retorno mediático.