O desenvolvimento infantil é extremamente complexo e envolve áreas muito diversas, como a motricidade global, a visao e motricidade fina, a audição e linguagem e o comportamento e adaptação social. Por esse motivo, é fácil perceber que todos os momentos e experiências são importantes para o poder potenciar. E, desse modo, é evidente que o BRINCAR se revela não só um direito fundamental de todas as crianças, mas também um factor imprescindível para o seu desenvolvimento.
No entanto, é interessante também perceber que as vantagens do brincar não se resumem apenas às crianças. Há inúmeros estudos que atestam a sua importância também para os adultos, em particular para os pais que brincam com os filhos.
Algumas dessas vantagens são as seguintes:
- Permite ver o mundo pelos olhos da criança
A forma como a criança vê o ambiente que a rodeia, o modo como interage com esse mesmo ambiente, a forma como soluciona os problemas e as estratégias que encontra para criar situações novas são apenas alguns dos exemplos de tudo o que se consegue perceber através do brincar.
- Reforça as relações entre pais e filhos
O brincar deve implicar sempre uma atenção genuína por parte dos pais e um envolvimento verdadeiro com o que se está a passar. Só assim se vão conseguir reforçar laços e fortalecer a maior relação que pode existir na vida de qualquer pessoa: a relação entre pai e filho!
- Melhora a comunicação
A linguagem da partilha e da brincadeira em conjunto é universal e permite uma melhor comunicação entre pais e filhos. Deixar as crianças ser “adultos” por momentos, nesses ambiente controlados, ajuda-as a crescer e a transmitir aos pais muito do que não são capazes de fazer por palavras.
- Permite ajustar comportamentos
Brincar é uma oportunidade para os pais se reverem nalgumas das atitudes dos filhos, pois eles aprendem muito por imitação e é nesses momentos que vão ser (ainda mais) o seu “espelho”. Desta forma, podem perceber quais as atitudes positivas que têm, mas também quais as que podem optimizar, de forma a conseguir cada vez um melhor exemplo.
Brincar é mesmo isto, uma partilha de tempo, lugar e afecto. É uma necessidade das crianças e deve também ser uma necessidade dos pais, pois é algo fundamental para se crescer em família… Por tudo isto, não há dúvida nenhuma de que as crianças que brincam são muito mais felizes e os pais que brincam são, sem dúvida, melhores pais!
Para saber mais sobre este assunto e ver algumas sugestões para brincar em família, por consultar https://www.lidl.pt/novidades/lidl-shop.