Com a chegada do tempo quente, este acaba por ser um dos temas do momento. E, como é lógico, os argumentos a favor e contra a ida à praia com crianças surgem rapidamente, pelo que importa pensar neles de forma objectiva e imparcial. Assim, aqui ficam algumas reflexões:
- Mantenha as regras de distanciamento social
Os ajuntamentos de pessoas devem continuar a ser evitados e isso é algo que tem mesmo que ser respeitado. E, se com adultos isso é importante, com crianças mais ainda, porque é inevitável que elas se toquem e partilhem brinquedos e objectos.
- Escolha uma praia pouco movimentada, mas segura
Ao escolher a praia, deve ter em atenção dois aspetos importantes: a sua lotação e a segurança. A primeira é importante para garantir o distanciamento social referido acima, mas a segunda deve também ser uma prioridade. Deve ir para praias vigiadas, com nadador-salvador, pois assim estará muito mais seguro e os seus filhos também.
- Combine idas à praia com outras crianças que já convivam com os seus filhos
As crianças gostam naturalmente de socializar e brincar umas com as outras. Assim, uma vez que pode ser difícil manter algum afastamento se virem outras crianças, combine ir à praia com amigos ou familiares com quem já convivam de forma mais próxima, para ajudar a minimizar a vontade de estar com outras crianças.
- Não se esqueça dos cuidados “normais” a ter com o sol
Os cuidados a ter com o sol não devem ser esquecidos devido a este contexto. Devem continuar a ser seguidos escrupulosamente, principalmente em relação às crianças.
Como conclusão, penso que o ideal mesmo é aproveitar as idas à praia, com o cumprimento das respectivas normas de segurança. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de se usufruir desta altura do ano, mesmo no contexto particular que vivemos.
Devemos evitar a transmissão do coronavirus, como é lógico, mas isso não implica que as crianças continuem fechadas em casa. Devem andar na rua, em contacto com a natureza, porque isso é fundamental para elas e para os pais também! Veja mais sobre este e outros assuntos em www.pediatriaparatodos.com