Existe uma tendência no mercado, ou talvez seja mais um comportamento de consumo, cada vez mais forte que mostra a busca das mulheres por peças que sozinhas criam todo um look. São as famosas peças únicas que nos vestem por inteiro sem termos que nos preocupar com combinações, com o que vestir na parte de cima e na parte de baixo que fique bem conjugado. O que chamamos de peças únicas são simplesmente os famosos vestidos (a peça mais feminina de um guarda-roupa) e mais recentemente os macacos – curtos ou compridos, nos mais variados estilos –, uma verdadeira febre atualmente.
Todas nós já temos exemplares de vestidos ou macacos a compor o nosso repertório de estilo. O que está em pauta aqui é uma tendência cada vez maior pela procura de mais, pela vontade de ter mais e mais opções que facilitem o dia a dia da mulher.
A razão é fácil de perceber. Nos tempos de hoje, quando o que menos se tem é tempo e o que mais se tem são questões para pensar e resolver a cada segundo, tudo o que vier para facilitar a vida é mais que bem vindo. E não há como negar, o momento da escolha do que vestir para o dia consome-nos energia e tempo. Quem não nunca teve aquele stress de “crise do vestir” (como eu costumo chamar), quando passamos minutos ou até horas preciosas sem saber o que usar e a achar que nada nos fica bem.
Quando uma só peça faz o papel de duas há um fator facilitador e prático que nos deixa mais descansadas. E não só: estas peças únicas são símbolos da feminilidade e ao mesmo tempo refletem uma certa despretensão desejada, aquele coolness subliminar por parecer que não gastamos muito tempo a pensar na roupa – só “jogamos” aquele vestido no corpo, calçamos os sapatos e saímos. A moda está cheia destas mensagens por trás do que se vê e o mais interessante é saber como comunicá-las através da roupa.
No último relatório da Google sobre o comportamento de consumo na Moda para 2017, uma das três tendências destacadas era justamente esta: peças que sozinhas nos deixem prontas para tudo.
Claro que alguns vestidos ou macacos são mais adequados para ocasiões diferentes – desde os mais formais para trabalho, o mais casual para um fim de semana, o mais ousado para sair à noite, os mais “festa” e aqueles que funcionam para quase tudo – são as peças transversais e particularmente as minhas favorita. É só escolher os acessórios certos e estamos prontas para o que vier!
Aqui seleccionei alguns modelos super actuais tanto para ocasiões específicas quanto estes jokers fantásticos para se ter como nossos aliados no guarda-roupa. É só se inspirar e adotar esta tendência que veio com certeza para ficar.