Adoro o Natal! Não posso esconder. Desde criança que o Natal sempre foi uma época muito feliz, e todos os preparativos sempre me encantaram, desde as decorações, a preparação da ementa e, claro, os presentes.
Desta vez trago algumas ideias que estão no meu livro – Ideias com a Amor e Lima. Para quem já conhece o meu livro, espero que já tenha os presentes prontos e embrulhados na árvore de Natal. Para quem ainda não conhece e é daqueles que dispensa shoppings, e confusões e nunca tem muita imaginação e acaba por comprar um voucher, aqui ficam algumas ideias. Claro que não são ideias “compradas”, por isso tirem um fim de semana para se dedicarem ao tema.
Presentes em potes
Cada vez está mais na moda oferecer presentes em potes. A ideia é simples, prática e muito fácil de idealizar. Pense em quem quer oferecer o presente e numa característica, hobby ou algo que tenha a ver com essa mesma pessoa e transforme-o em “kit” de sobrevivência. Um conjunto de maquilhagem para a sobrinha que acaba de fazer 15 anos, um pote de costura para a tia que adora cozer qualquer botão que se atreva a sair do seu lugar, ou até um pequenos potes de sal aromatizado com limão e laranja.
Não lhe parece uma ótima ideia e realmente barato e em conta?
Como se costuma dizer, a imaginação é o limite para o que esta ideia permite.
Claro que pode ser mais ambicioso e criar um “kit” gourmet. Aqui um pote não vai chegar mas uma caixa de vinha ou de madeira antiga fica perfeito.
Para os mais novos
Brinquedos, brinquedos, brinquedos e mais brinquedos. Parece fácil mas não é, e quem tem crianças sabe que por vezes um simples boneco sai bastante fora do nosso orçamento, além de que é difícil escolher entre tanta oferta. As cadeias de brinquedos de que perdoem, mas eu sou apologista de continuar a cativar o lado tradicional das nossas crianças. Claro que os brinquedos modernos não fazem mal a ninguém, mas quando a lista de presentes é grande, temos de aprender a poupar.
Uma ideia muito simples: Um jogo de bowling
Além de divertida, esta ideia ainda pode ser uma boa lição de de reciclagem para os mais novos.
Vamos precisar de:
– 6 garrafas de água de plástico
– Uma bola – por exemplo uma bola de ténis.
– Tinta branca
– Papel reciclado
– Tecido – cerca de 80cm
– Fio
– Material: tesoura
1. Limpe as garrafas de plástico, retire todo o líquido e o rótulo.
2. Para pintar as garrafas, deite um pouco de tinta branca para dentro da garrafa e agite até ficar uniforme. Pode ser necessário colocar um pouco de água para facilitar, mas coloque muito pouca para não ficar demasiado líquido.
3. Depois, com o papel reciclado faça umas riscas. É uma forma de tapar possíveis restos do rótulo ou mesmo para tapar a cola que normalmente fica na garrafa.
4. Para tapar a tampa, corte o tecido em círculos com cerca de 10cm de diâmetro.
5. Com o fio, coloque o tecido centrado na tampa, e aperte.
Dica: Pode optar por pintar a bola de ténis. Para isso use spray para facilitar.
Do filho mais novo para o pai
“Lá vem ela com esta ideia”, podem dizer quem já me conhece. Mas eu não resisto. Esta ideia é tão boa que nem preciso explicar e eu simplesmente adoro.
Uma capa de telemóvel de silicone transparente. Uma criança cheia de imaginação. Um resultado mais que especial.
Para os sogros, amigos, cunhados….para todos
Difícil não é? Sempre difícil! Não há nada pior no natal que procurar um presente, procurar, procurar, sem se saber bem o que se procura e o que se quer.
Esta ideia surgiu num jantar de amigos e tem sido verdadeiramente útil, principalmente quando queremos impressionar e temos tantas entradas que nem nós sabemos bem o que fizemos.
Vamos precisar de:
– Tábua de madeira – pode comprar uma nova ou reutilizar uma que tenha em casa
– Tinta ardósia
– Fita de pintor
– Material: Pincel
1. Comece por limpar muito bem a tábua para garantir que não tem gordura ou pó.
2. Com a fita de pintor, limite a área que quer pintar.
3. Pinte com tinta de ardósia
4. Deixe secar e retire a tinta de pintor
A ideia é escrever com giz o que os seus aperitivos e surpreender os convidados!
Um ótimo presente não acha?
Ainda acha que tem de passar horas e horas em shoppings à procura do presente ideal?
Um feliz Natal a todos.