Porto, 27 Mar (Lusa) – A selecção portuguesa “dificilmente conseguirá” o apuramento para o Mundial de futebol da África do Sul, em 2010, caso perca sábado na recepção à Suécia, no Porto, defendeu hoje o seleccionador nórdico Lars Lagerback.
Na antevisão ao jogo, o seleccionador sueco considerou que o seu homólogo português, Carlos Queiroz, deve sentir-se “pressionado”, pois, além de jogar perante o seu público, tem quase a “obrigação de vencer”.
“Se Portugal perder, terá muito dificuldade em conseguir o apuramento. Há mais pressão para o seleccionador português do que para mim”, explicou.
Bem-disposto e disponível para responder amavelmente a todas as questões, Lagerback salientou que a Suécia não compromete o apuramento caso perca, revelando do mesmo modo que a derrota está completamente fora de hipótese.
“Não acredito numa derrota. Mas, mesmo que isso aconteça, continuamos na corrida. Nós só perdemos quatro pontos e Portugal já perdeu sete”, adiantou.
O seleccionador sueco falou ainda de Cristiano Ronaldo, considerando-o um “dos melhores jogadores do Mundo”, embora também tenha frisado que o jogador do Manchester United “cai muitas vezes”.
“Não pode fazer nada sozinho, mas temos de estar concentrados, porque pode desequilibrar”, disse Lars Lagerback, comentando depois: “mas, ele, às vezes, pode continuar em pé e mergulha”.
O técnico reconheceu que Portugal teve “azar” nos jogos em casa com Dinamarca (2-3) e Albânia (0-0), recordou que o grupo luso tem ainda muitos jogadores da “era Scolari” e lembrou que, com o treinador brasileiro, a equipa das “quinas” conseguiu óptimos resultados.
“Portugal tem jogadores muito fortes individualmente, mas que conseguem constituir um grupo com qualidade. Será um jogo muito equilibrado, sem favoritos”, avançou.
Lamentando a ausência do avançado Zlatan Ibrahimovic, castigado, o seleccionador sueco explicou, por fim, que uma possível ausência de Deco do “onze” apenas causará preocupação a Carlos Queiroz.
“Temos muito respeito pelo Deco. É um jogador com muita experiência e tem grande valor com a bola. Mas, os médios da selecção portuguesa são todos muito bons. Penso que Portugal sentirá a sua falta, caso não jogue, mas para nós é indiferente”, frisou.
O embate entre Portugal e a Suécia, do Grupo 1 de apuramento para o Mundial de 2010, realiza-se sábado, a partir das 20:45, no Estádio do Dragão, no Porto, com arbitragem do belga Frank De Bleeckere.
SSS/RYA.
Lusa/Fim.