Porto, 27 Mar (Lusa) – O futebolista Deco evoluiu hoje sem limitações nos 20 minutos de treino da selecção portuguesa abertos à comunicação social, no Estádio do Dragão, pelo que a sua utilização sábado, frente à Suécia, está nas “mãos” de Carlos Queiroz.
Tudo leva a crer que o seleccionador português pode contar com o médio do Chelsea, faltando apenas saber se o criativo luso-brasileiro aguentará o ritmo competitivo no desafio que se adivinha bem exigente a nível físico: o problema é que, devido às lesões, Deco tem escassos minutos de competição nos últimos dois meses.
No relvado do Dragão, no Porto, Deco tratou a bola com a qualidade que sempre exibiu e assume-se como candidato a regressar ao “onze” luso no quinto jogo de qualificação para o Mundial2010, depois de ter falhado, por lesão, os dois desafios anteriores, na Suécia (0-0) e em Braga, com a Albânia (0-0).
O meio-campo é o sector que merece maior cuidado de Carlos Queiroz, que esteve vários minutos a conversar, isoladamente, com Pepe, certamente a dar-lhe indicações específicas, uma vez que o central do Real Madrid deve alinhar como “trinco”.
Pepe, defesa central de raiz, já foi testado nessa posição no particular do Algarve contra a Finlândia (1-0) e deu indicações positivas: uma vez que a Suécia deve alinhar com dois avançados (o veterano Henrik Larsson e Johan Elmander), o atleta será o complemento perfeito aos centrais Bruno Alves e Ricardo Carvalho para anular o forte jogo aéreo nórdico.
Quando todo o plantel se juntou no relvado, Carlos Queiroz falou uns cinco minutos com o grupo, antes deste se dedicar a alguns exercícios físicos de aquecimento.
Em seguida, os jogadores de campo – os guarda-redes trabalharam à parte, com Fernando Brassard – foram divididos em dois grupos.
Depois de cinco dias a trabalhar em Óbidos, a selecção portuguesa cumpriu hoje o habitual treino de adaptação ao relvado do Dragão, onde Portugal e Suécia se defrontam sábado (20:45).
No final do treino, o seleccionador Carlos Queiroz e dois futebolistas vão perspectivar o desafio em conferência de imprensa.
RBA/APS.
Lusa/Fim.