*** serviço vídeo disponível em www.lusa.pt ***
Londres, 27 Fev (Lusa) – A globalização foi um dos assuntos de conversa entre a rainha Isabel II e Álvaro Siza Vieira na quinta-feira, aquando da atribuição da Medalha de Ouro Real ao arquitecto português.
O galardão, lançado em 1848 pela ordem dos arquitectos britânicos, é patrocinado pessoalmente pela monarca e reconhece o trabalho ao longo da carreira de um arquitecto com dimensão internacional.
O encontro “muito agradável” na quinta-feira de manhã resumiu-se a “uns minutos” e a uma “curta conversa”, onde foram mencionadas as relações entre Portugal e Inglaterra.
Esta foi apenas a quarta vez que a rainha entregou pessoalmente a medalha de ouro.
“Entre outras coisas, falei que no Porto, o primeiro edifício neo-clássico em Portugal é feito por um arquitecto inglês conhecido, o John Carr, o Hospital de Santo António”, contou Siza aos jornalistas na quinta-feira à noite, no final de uma cerimónia no edifício da ordem dos arquitectos, o Royal Institute of British Architects (Riba).
“Falámos também que os dois países desde muito cedo foram para o mundo fora e portanto houve contacto. Isto a propósito de alguém que falou em globalização e a propósito que ao fim ao cabo não é algo de totalmente novo”, relatou.
“O contacto comercial e cultural entre o Oriente, o Japão, a China e Portugal e a Europa em geral”, recorda,”começou no século XV, século XVI”.
Finda a homenagem, Siza não se mostrou ansioso por voltar a Inglaterra para trabalhar.
“Pode acontecer ou não. Estas coisas acontecem ou não, não há que estar ansioso”, disse.
O arquitecto doou um desenho ao Riba, que ficará no espólio do museu Victoria & Albert, foi anunciado quinta-feira à noite.
BM
Lusa/fim