“Não sou bairrista. Mas gosto de bairros. Muito.
Sempre vivi, até há 4 anos atrás, numa bela cidade pequena, Torres Vedras, e a escala de um bairro, numa cidade grande, faz-me sentir segura.
Nos bairros, nos bons bairros, sentimo-nos em casa. Conhecemos as pessoas e as pessoas conhecem-nos. Sorrimos e sorriem-nos e, se for preciso, estão sempre prontas para nos ajudar, mesmo se nos esquecemos de levar a carteira. No meu bairro, o Chiado, é assim. Pois é, está cheio de turistas, é um facto. Mas nós, os que moramos aqui, fazemos como se faz em Veneza, quando se ama Veneza: não os vemos.
No nosso bairro os sítios são nossos e é mesmo assim. Eu tenho o S. Carlos, a Bertrand, a Benard, o São Luiz, o Grémio Literário, a Luvaria Ulisses que já cá estão há séculos, quase literalmente. Mas também tenho os sítios mais recentes: a Tartine, o Brio, os restaurantes do Zé Avillez, a Galeria do João Esteves Oliveira e a Experimenta e a Alta, que ficam mesmo no coração do Chiado.
Bom mesmo era que quem manda nas cidades entendesse a importância dos bairros e os tratasse com delicadeza e inteligência.
Pensar que vamos ter um MacDonald’s num dos mais carismáticos sítios do Chiado mata-me.”

Por um bairro melhor é a iniciativa que une a VISÃO, SIC Esperança e a Comunidade EDP em busca dos vizinhos mais ativos do País. Participe, dê ideias, contribua. Tudo por um bairro melhor.