Dezoito anos não é uma idade qualquer. É a idade em que se sai de casa. E é mesmo isso que a VISÃO vai fazer: sair de casa. Uma delegação itinerante da revista – instalada numa autocaravana que servirá, simultaneamente, de casa e de escritório aos jornalistas – percorre Portugal a partir de 30 de Março, à procura de uma realidade que, frequentemente, nos escapa.
Por onde passar, a caravana VISÃO irá ao encontro dos leitores, para os conhecer e dar-se a conhecer, organizando debates, palestras, tertúlias. Mas, sobretudo, procurando boas histórias, grandes histórias, e trazendo, todas as semanas, para as páginas da revista e para o site, o mais nobre dos géneros jornalísticos, a reportagem. Os repórteres contarão tudo quanto vão vendo e ouvindo, publicarão entrevistas, fotorreportagens e reportagens, e animarão fóruns de discussão. Também será possível seguir a caravana VISÃO no Facebook.
A delegação itinerante pôs-se a caminho a 30 de Março, tendo ao volante a repórter que, há um par de anos, batalha para que esta sua ideia se faça à estrada: Rosa Ruela, 44 anos. “O que nos deve mover, como jornalistas, como repórteres, é ‘reportar'”, explica ela. “Ao fazer uma reportagem, ao escrever aquilo que está a passar-se no local, o jornalista é (como deve ser) o veículo transmissor de uma parte da realidade ao leitor.”
Esperemos que goste do Portugal que não vem no mapa e que vai encontrar nas páginas da revista e neste site.