O espírito de poupança de energia começa a instalar-se nas estruturas comerciais. A novidade de hoje vem da consultora CBRE, gestora de vários centros comerciais de norte a sul do País, que acaba de se juntar à iniciativa da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) e da Agência para a Energia (ADENE) e que tem por objetivo consciencializar os consumidores para a redução dos consumos de energia através de medidas sustentáveis alinhadas com o Plano de Poupança de Energia 2022-2023.
Para responder aos desafios energéticos que a conjuntura atual coloca, os centros comerciais integrados no portefólio de gestão da CBRE estão já a reduzir o horário de funcionamento da iluminação decorativa e publicitária interior e exterior para efeitos de poupança de energia, a usufruir mais da luz natural dos edifícios e a regular a temperatura dos equipamentos de climatização interior de forma a fazer um uso mais racional e responsável da energia, bem como a aproveitar as águas pluviais para rega, nos sistemas de ar condicionado e descargas nas casas de banho, entre outras medidas que promovem a eficiência hídrica e energética.
Assim, a iluminação, climatização e utilização da água nos edifícios é controlada por sistemas de gestão que permitem um uso mais responsável e racional dos recursos. Além da energia utilizada ser totalmente de origem renovável, a consultora está a avaliar a possibilidade de os seus centros comerciais produzirem a sua própria energia no futuro, como adiantou em comunicado, Luís Arrais, Retail Property Management Director Iberia na CBRE Portugal.
Este pacote de medidas abrange todos os centros comerciais geridos pela CBRE no País: 8.ª Avenida (São João da Madeira), Rio Sul Shopping (Seixal), LoureShopping (Loures), Alameda Shop & Spot (Porto), UBBO (Lisboa), Alma Shopping (Coimbra), Nosso Shopping (Vila Real) e TorreShopping (Torres Novas).