Um empreendimento com 280 apartamentos vai nascer na Praça de Espanha pela mão da promotora belga Besix Real Estate Development, em parceria com a holding de investimentos Compagnie Du Bois Sauvage, também belga.
O investimento de 110 milhões de euros vai assegurar a construção de dois edifícios, cada um dos quais com 140 unidades, a preços a iniciar nos 289 mil euros (para os T1) e as casas mais caras, as penthouses, a começarem nos cerca de dois milhões.
Desenhado pelo atelier português Nuno Leónidas Arquitectos, o empreendimento “Duuo” irá ocupar uma área de 34.000 m2 e está estrategicamente localizado entre a Praça de Espanha e a Universidade de Lisboa no bairro das Avenidas Novas – próximo dos parques, hospitais, espaços artísticos e culturais mais famosos da cidade e facilmente ligado ao aeroporto e ao centro histórico da cidade.
Os dois edifícios vão assumir a forma de um “U”, com os apartamentos a privilegiaram as tão cobiçadas varandas, que ganharam estatuto com a pandemia. “O coração do complexo é uma uma piscina exterior rodeada por um jardim ajardinado, que acrescenta uma dimensão humana e coletiva ao conceito”, diz a empresa, em comunicado.
Para além da piscina e do jardim, o condomínio irá ter um ginásio, uma sala polivalente onde os residentes podem trabalhar e organizar eventos privados, um serviço de caixa de entrega inteligente e um armazém de bicicletas. Lugares de estacionamento subterrâneo equipados com estações de carga elétrica e espaços comerciais em ambas as propriedades complementam ainda este espaço.
Com a licença de arquitetura obtida no passado mês de fevereiro, as obras de construção da primeira fase deverão começar em setembro deste ano com uma duração estimada de 24 meses. A segunda fase deverá começar a ser construída no segundo semestre de 2022. A data prevista de entrega do projeto global do Duuo está prevista para 2024.
A BESIX Real Estate Development (BESIX RED) é uma empresa de promoção imobiliária pan-europeia, de habitação, escritórios, comércio e serviços, subsidiária do Grupo BESIX, presente tanto na Bélgica como num número crescente de cidades estrangeiras. Só em 2020, já em plena pandemia, o BESIX RED alcançou um volume de negócios de 92,8 milhões de euros em 18 cidades distribuídas por 5 países (Bélgica, Luxemburgo, Holanda, França, Portugal).
Portugal é um dos países onde os belgas querem continuar a investir. “A estratégia de diversificação da BESIX RED é simultaneamente sectorial e geográfica. No entanto, hoje mais do que nunca, a nossa ambição é investir em cidades caracterizadas por um forte dinamismo sócio-económico e onde existe uma certa vontade de colaboração por parte dos poderes públicos, como é o caso de Lisboa”, referiu Gabriel Uzgen, CEO da BESIX RED.
A liderar a Besix em Portugal está Nicolas Goffin, que reforçou também o potencial da cidade em termos de dinâmica imobiliária . “Nos últimos anos, a cidade de Lisboa tem investido fortemente para transformar a Praça de Espanha num bairro verde e familiar, com um parque de cinco hectares, ciclovias, novas vias de circulação e áreas de lazer. Com o Duuo, pretendemos participar na transformação e revitalização do bairro maior”, rematou ainda o Diretor Geral da BESIX RED em Portugal.