E ao quarto trimestre do primeiro ano da pandemia os preços das casas em Lisboa cederam. Números da Confidencial Imobiliário mostram que o preço médio de venda das habitações na capital no 4º trimestre de 2020 fixou-se em 3.344€/m². Um valor que se traduz numa redução trimestral de 0,8% no preço de venda das casas. A descida não é significativa pois não chega a 1% mas revela uma variação negativa que já não acontecia nos últimos cinco anos.
No contexto da Área Metropolitana, Lisboa é agora o mercado com a valorização mais baixa, igualando-se a Setúbal, com uma variação homóloga de 2,8% e o único a par da capital com uma variação trimestral negativa dos preços neste período (-1,8%).
Iniciando o ano de 2020 com uma subida em cadeia de 3,0%, o preço de venda das casas na capital registou uma variação trimestral nula no 2º trimestre, seguida de uma subida de 0,8% no 3º trimestre, atingindo terreno negativo no 4º trimestre. “Ainda que tal descida seja residual, trata-se da primeira variação negativa em cadeia desde o início de 2015, período que marcava então o arranque de um ciclo de valorização intensa deste mercado”, realça a Confidencial Imobiliário.