Há mais vida para além do tráfego humano que diariamente passa pelas estações de metro das grandes cidades. Enquanto uns disputam os lugares mais cativos no mundo profissional, outros lutam apenas por uma migalha de comida. Falamos da foto da luta entre dois ratos que lutam por um pedaço de comida no metro de Londres, captada pela lente do fotógrado da BBC, Sam Rowley e vencedora do prémio de melhor fotografia do ano no Wildlife Photographer of the Year Lumix People’s Choice Award.
“Com grande parte da população a viver em áreas urbanas e cidades, é preciso contar a história de como as pessoas se relacionam com a vida selvagem”, disse à CNN, Sam Rowley. “A vida selvagem é fantástica e devemos apreciar também os animais mais pequenos e supostamente com os quais é mais difícil de conviver”.
Na imagem surgem dois ratos numa luta por um migalha de comida numa plataforma deserta do metro de Londres. “Eu queria captar o desespero da vida lá em baixo – e a luta dos ratos por um pedaço de comida mostra isso”, explicou à Sky News.
O episódio foi captado numa fração de segundo até um dos ratos ter conquistado o tão almejado pedaço de comida. Mas a tarefa não foi assim tão fácil. Sam Rowley confessou que precisou de uma semana para conseguir captar o momento: “Passei uma semana nos túneis, subindo à superfície para procurar ar de vez em quando”, revelou.
A ideia surgiu a partir de um amigo que já tinha captado em vídeo um momento semelhante entre ratos. Sam Rowley já reagiu no Twitter à atribuição do prémio dizendo que é “um sonho tornado realidade”.
Na corrida ao prémio estavam 25 fotos eleitas entre as mais de 48 mil submetidas a concurso. Entre elas, a fotografia “Matching outfits”, de Michel Zoghzoghi, onde se vê uma onça femea com uma cria transportando uma anaconda com um padrão muito semelhante ao destes felinos.
Nesta seleção foi também incluída a foto emocionante de Martin Buzora que junta um guarda florestal e um rinoceronte órfão ou o rebanho de renas brancas do Ártico camufladas entre o extenso manto branco de uma paísagem na Noruega, um momento captado pelo fotógrafo espanhol Francis de Andres.
De destacar também a foto perturbadora de Aaron Gekoski que mostra um orangotango com uma luvas de boxe sentado num ringue que alerta para as condições a que estes animais são forçados neste tipo de espetáculos.
A foto vencedora estará em exibição no Museu da História Natural de Londres até ao dia 31 de maio.