Xabi Uribe-Etxebarria, o fundador e CEO da Sherpa, esteve no Web Summit para garantir que está a desenvolver um assistente digital verdadeiramente inteligente. Ao contrário da Siri da Apple, da Alexa da Amazon ou do assistente Google, a Sherpa é capaz de interagir proactivamente e de modo inteligente com o utilizador. «De um modo similar a um assistente humano», garante Xabi Uribe-Etxebarria. Além de já ter conseguido 15 milhões de euros de investimento, a Sherpa fechou recentemente um acordo com a Porsche para equipar os próximos modelos da marca alemã com um assistente digital. Além dos comandos relacionados com o veículo, como controlo do sistema multimédia, a tecnologia Sherpa será capaz, por exemplo, de, sem intervenção do utilizador, chamar a atenção para a chegada de um e-mail importante ou para uma notícia que interessa ao utilizador.
Apesar de a Sherpa, que está disponível como app para iOS e Android, já ter funções de inteligência artificial, Xabi Uribe-Etxebarria anunciou que «a próxima geração da Sherpa vai representar um salto qualitativo enorme graças às capacidades de IA preditiva». O suficiente para ser «mais funcional do que os assistentes digitais mais conhecidos».
Quando questionado sobre como a Sherpa consegue competir com gigantes como a Apple e a Google, Xabi Uribe-Etxebarria justificou com a qualidade da equipa e com as novas possibilidades que estão a ser criadas dando como exemplo a indústria automóvel: «As marcas automóveis não querem fazer acordos com a Google, Apple ou Amazon porque não querem transferir os dados dos clientes. Preferem uma empresa europeia como a nossa que cumpre as normas de privacidade em vigor na Europa».