A bateria é, até certo ponto, a alma do computador portátil, no sentido em que ela é indispensável para que todo o hardware e software funcionem quando o utilizador se encontra longe de um ponto de alimentação.
No entanto, tal como acontece com o restante hardware do seu computador, é preciso cuidar da bateria. Isto para que ela dure o máximo de tempo e para assegurar especialmente que garante ao seu computador portátil o melhor desempenho possível.
Muitos dos nossos leitores perguntam-nos se devem ou não usar o portátil com bateria quando este está ligado à corrente. Na verdade, não há problema maior em fazê-lo, já que, uma vez carregada, a bateria não recebe mais corrente. É feito um “bypass” e a energia passa diretamente para o sistema. A desvantagem? O possível sobreaquecimento do computador. Se estiver a jogar títulos com necessidades gráficas elevadas, a temperatura do sistema aumenta e pode danificar a bateria. Se for esse o caso, então faz sentido remover a bateria e usar o portátil ligado ao transformador.
As baterias dos portáteis dispõem de um indicador de capacidade que permite saber com alguma exatidão a quantidade de energia armazenada no interior. No entanto, com o passar do tempo, este indicador perde a precisão. Para contornar este problema, alguns computadores têm algumas ferramentas de recalibração da bateria, mas mesmo os que oferecem este tipo de opções não garantem que elas funcionam como deveriam. Ao fim de algum tempo, a medição da capacidade da bateria reporta erros: em algumas situações,
o utilizador pode ser informado de que
a bateria ainda tem 10% de capacidade quando na verdade tem menos de 5%. Para isso não acontecer, é necessário recorrer a tarefas de descarregamento total e um carregamento integral
a cada ciclo de 30 descarregamentos (aproximadamente). Pode fazê-lo “manualmente”, mas a Exame Informática vai dar-lhe uma ajuda, recomendado o Battery Care – veja
a próxima página.
Como descarregar totalmente a bateria
Antes de mais, carregue a bateria até à capacidade máxima – 100% e deixe a bateria carregada durante pelo menos duas horas, para que a temperatura baixe (ela aumentou aquando do processo de carregamento). Pode utilizar o computador normalmente.
Desligue a alimentação e peça ao computador para entrar em hibernação com o mínimo de “carga” possível – use os esquemas de energia do Windows ou o Battery Care. Deixe que a bateria vá descarregando. Depois de o computador se desligar, ligue-o somente após cerca de cinco horas de “repouso”. Ligue o transformador e carregue a bateria na totalidade. Este processo garante o aumento do tempo de vida da sua bateria e, consequentemente, do seu computador portátil.