O mercado disponibiliza uma grande variedade de trotinetes elétricas. Desde modelos mais acessíveis e compactos, que podem ser transportados facilmente, a ‘motorizadas’ pesadíssimas, criadas para funcionarem como veículos independentes.

Risco de ficar sem a trotinete
Nunca é demais dizer que muitas das trotinetes da segunda categoria indicada anteriormente, com motores na casa dos vários quilowatts e capazes de atingirem velocidades elevadas, são ilegais. No sentido em que estão proibidas de circular na via pública – segundo a lei nacional, as trotinetes estão limitadas a uma potência máxima contínua (não de pico) de 250 watts e 25 km/h de velocidade. Como, em motores elétricos, é muito fácil ‘brincar’ com os valores de potência indicados, muitas vezes as potências máximas reais são bem acima das anunciadas. E como também é complicado, para não dizer impossível, as autoridades verificarem as potências das trotinetes, podemos dizer que, na prática, há um espaço de utilização ambíguo e dificilmente as trotinetes que, como esta Lite, estão apenas um pouco acima do limite legal, poderão ser apreendidas – é o que acontece quando a polícia identifica uma trotinete não regulada para circular em espaço público. De outro modo, na prática até podemos circular com trotinetes com motores (um pouco) acima dos 250 watts, desde que a velocidade máxima seja limitada aos tais 25 km/h (uma característica muito fácil de verificar pelas autoridades).