E que tal um veículo capaz de gastar menos de €1 por cada 100 km? Sim, é possível, quando se opta por uma solução de duas rodas e motor elétrico. E não nos referimos apenas a trotinetes ou e-bikes. Há scooters elétricas no mercado capazes de um custo de utilização que até pode ser inferior ao dos transportes públicos. É o caso da Mó 125! Além dos baixíssimos custos de energia (e manutenção), esta moto, desenvolvida e fabricada pela espanhola Silence para a Seat, tem um desempenho surpreendente. Não nos referimos apenas à aceleração rápida, capaz de vencer as 125 tradicionais no arranque, mas, sobretudo, ao ‘pacote completo’.
Equilíbrio (quase) perfeito
Naturalmente, a Mó 125 não oferece o desempenho explosivo e a capacidade dinâmica da BMW CE 04 que testámos a edição passada. Mas a moto da BMW custa quase o dobro! Também não tem um preço tão baixo quanto outras scooters elétricas de marcas chinesas que temos testado, com destaque para os modelos da Niu e da Soco. Mas estas alternativas mais acessíveis não têm a qualidade e desempenho da proposta da Seat. Ou seja, a Mó 125 é, quanto a nós, a melhor scooter do momento no que diz respeito ao equilíbrio entre autonomia, desempenho, dinâmica, preço e funcionalidade. Passamos a explicar.