Quantos cabos e carregadores são precisos para um veículo elétrico? Apenas um, pelo menos se optar pelo Booster 2, produzido pela marca suíça Juice. Este é um EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) portátil, o que significa que pode ser transportado na mala do carro. Tem peso e dimensões próximas de um carregador portátil, mas estas são as únicas características similares às dos carregadores ‘domésticos’ habitualmente fornecidos pelas marcas automóveis. Tudo o resto é muito diferente, para melhor.
Comecemos pela potência de carregamento: este aparelho pode carregar com potências de 1,4 kW (6 amperes, monofásico) a 22 kW (32 amperes, trifásico)! Muito mais que os cerca de 2 kW (10 amperes) habitualmente disponibilizados pelos carregadores fornecidos pelas marcas. Do lado da ‘tomada’, são fornecidos dois adaptadores de encaixe rápido (e resistente), que permitem ligar a uma tomada elétrica normal, situação em que o utilizador pode escolher entre 6 a 13 amperes (1,4 a 3,1 kW), e a tomadas ‘industriais’ CEE 32 400V, onde a potência máxima pode chegar aos tais 22 kW.