Quando me perguntavam, há uns 40 anos, “o que queres ser quando fores grande?”, uma das repostas mais habituais era “astronauta”. Certamente era uma resposta muito comum entre as crianças das décadas de 70 e 80 do século passado. Mas, quando entrei na adolescência, já não pensava nessa possibilidade. Sabíamos bem que essa profissão estava praticamente vedada aos portugueses. Felizmente, muita coisa mudou. Hoje, Portugal tem programa espacial. Pode estar a dar os primeiros passos, é certo, mas existe.
Mais, Portugal já tem uma indústria espacial. Não é muito grande, mas é maior do que muitos pensam. E, se tudo correr como previsto, Portugal vai ter um lançador de satélites nos Açores. Acha que é uma ilusão nacional, que poucos levarão a sério fora de portas? Então leia a entrevista de Sara Sá ao presidente da Agência Espacial Europeia (ESA) que publicamos nesta Exame Informática Semanal. Jan Woerner não só é da opinião que Portugal pode e deve participar na nova corrida ao Espaço, como deixa uma mensagem muito positiva sobre as possibilidades que esta exploração vai abrir. Uma mensagem que certamente pode levar crianças e adolescentes portugueses a poder responder “astronauta” se lhes perguntarem “o que é que queres ser quando fores grande”.
Esta foi uma semana negra para Mark Zuckerberg. Não só os sistemas de mensagens de Instagram e WhatsApp falharam, como, mais importante, as autoridades norte-americanas deram fortes sinais que poderão obrigar a empresa Facebook a vender Instagram e WhatsApp. É o que acontece num país onde normalmente não se brinca com posições monopolistas. E foi muito por causa destas regras para garantir a concorrência que a Intel ‘aceitou’ a existência da AMD quando era fácil tomar controlo absoluto do mercado. Mas os executivos da Intel que geriram a empresa entre os anos 80 e início do milénio certamente não acreditavam que a AMD seria capaz de vencer a Intel em tantos segmentos dos processadores. Como fica, uma vez mais, claro no teste a um portátil da Lenovo para empresas da autoria de Paulo Matos, que também foi para a estrada verificar qual a melhor app de navegação.
Edição disponível e gratuita para assinantes em https://exameinformaticadigital.exameinformatica.pt/
Se é assinante e não consegue aceder à Exame Informática Digital (edições mensais e semanais), siga as instruções disponíveis aqui.