A descontinuação dos third party cookies é uma inevitabilidade. Apesar de a Google ter adiado para 2025 o uso de cookies de terceiros no navegador Chrome, as empresas continuam a necessitar de se preparar para os desafios que daí advêm, sobretudo como medem e atribuem as conversões das suas campanhas publicitárias.
É, neste sentido, que importa esclarecer o que são as denominadas Enhanced Conversions (conversões melhoradas) e de que forma estas podem beneficiar o seu negócio.
Esta funcionalidade do Google Ads e do Search Ads 360 Conversion Tracking pode contribuir para uma melhor precisão da medição de conversões. Ou seja, permite o acompanhamento de conversões ou complementa as tags existentes quando os cookies não estão disponíveis, capturando dados de clientes com hash SHA256 numa página de conversão (ex.: endereço de email) e correspondendo-os com os dados de utilizadores registados no Google de uma forma segura para a privacidade.
Isto permite atribuir as conversões da sua campanha a eventos de anúncios, como cliques ou visualizações, e é atualmente compatível com a pesquisa e o YouTube. Essencialmente, o utilizador representado por um ID com hash, em vez de ser identificado por um email ou número de telefone.
Importa referir que existem dois tipos diferentes de Enhanced Conversions: Enhanced Conversions para a Web e Enhanced Conversions para Leads.
As Enhanced Conversions para a Web permitem melhorar a precisão da medição de conversões e desbloquear lances mais poderosos no Google Ads ou no Search Ads 360. Esta solução não depende de cookies e melhora as taxas de conversão e a atribuição de campanhas. As Enhanced Conversions podem ser uma ferramenta valiosa para todas as empresas. Ao melhorar a precisão do acompanhamento de conversões, atribuição e relatórios, as Enhanced Conversions podem ajudar as empresas a tomar melhores decisões sobre as suas campanhas de marketing e a alcançar os seus objetivos.
Pode configurar as Enhanced Conversions para a Web utilizando a tag do Google, o Google Tag Manager ou a API do Google Ads, fazendo apenas pequenas alterações na configuração atual
Já a funcionalidade Enhanced Conversions para Leads usa dados fornecidos pelos utilizadores para medir vendas e transações que ocorrem fora do seu website. Permite-lhe compreender o impacto dos seus gastos em anúncios nas vendas offline se executar campanhas de geração de leads. As Enhanced Conversions para Leads expandem assim o escopo do que é possível para os analistas medir e acompanhar ao longo da jornada do cliente, conectando a atividade offline e online dos utilizadores. Também cria uma oportunidade para os analistas colaborarem com empresas tradicionais de uma forma mais abrangente.
Pode também configurar Enhanced Conversions para leads usando a tag do Google, o Google Tag Manager, a API do Google Ads, ou diretamente através dos anúncios de formulário de leads sem alterar a configuração de tags.
Resumindo, as Enhanced Conversions são importantes porque, sendo uma das soluções mais importantes para combater a perda de third-party cookies, permitem-lhe alimentar dados de first-party e no Google para depois aproveitar o conhecimento deles sobre os utilizadores registados. Isso proporciona-lhe uma melhor visibilidade dos seus gastos em marketing e permite otimizar os seus algoritmos de lances.
Estas ajudam ainda a otimizar a sua campanha de forma mais eficaz, aproveitando informações adicionais sobre o comportamento dos utilizadores. Sem isto, as suas campanhas podem não estar tão bem ajustadas para maximizar conversões. Além disso, as estratégias de lances automatizados, como o Target CPA e o Target ROAS, podem não ter um desempenho otimizado sem dados de Enhanced Conversions, afetando as decisões de lances em tempo real.