A ligação à Internet com que já vêm equipados permite que os automóveis autónomos comuniquem entre si e com o ambiente envolvente. Uma funcionalidade que mantém a distância entre as viaturas e sincronizar a travagem para evitar acidentes. Os carros autónomos incluirão funcionalidades como assistência na faixa de rodagem, prevenção de colisões e chamadas automáticas de emergência de forma a proporcionar uma experiência de condução mais segura. Algumas marcas de automóveis estão a dar o passo em frente na automação, inovando para permitir que veículos comuniquem com as infraestruturas próximas e até com peões, acrescentando uma nova dimensão na forma como a automação beneficia a sociedade.
Para desenvolver e implementar veículos autónomos em larga escala, é essencial uma infraestrutura de tecnologia correta. A produção destes veículos requer capacidade de computação de elevado desempenho, associada a uma cibersegurança simplificada e a uma capacidade de gerir vastos conjuntos de dados. Daí que muitas organizações aproveitam os vários benefícios da cloud, incluindo a fiabilidade, escalabilidade e segurança da infraestrutura em nuvem.
Formação e testes
Os fabricantes de viaturas autónomas esforçam-se para criar veículos que conduzam com maior segurança que os humanos. Cumprir esta ambição requer modelos e testes extensivos. A capacidade de recolher, armazenar e gerir dados é crítica, assim como as técnicas avançadas de machine learning.
O Toyota Research Institute (TRI) acredita que o treino preciso de veículos autónomos requer biliões de quilómetros de testes. Por isso, possui uma frota de carros de teste equipados com sensores LIDAR (Light Detection and Ranging) que registam e recolhem terabytes de dados todos os dias, necessitando de análises e recuperações rápidas. O TRI usa AWS para gerir esses dados e obter a capacidade de processamento necessária para testar rapidamente modelos de machine learning. Com a cloud ganhou capacidade de aumentar recursos de computação e armazenamento on demand e combiná-los com serviços de orquestração e de gestão. O TRI treina modelos de veículos, aumenta a precisão e apresenta novas funcionalidades mais rapidamente. Ao seguir modelos similares, mais empresas da área de automotive acelerarão o desenvolvimento de veículos mais seguros.
Dar passos em frente
Permitir que automóveis autónomos tomem decisões rápidas, baseadas em dados, vai tornar as estradas mais seguras. Estas máquinas precisam de apoiar-se numa infraestrutura de confiança, com baixa latência e alta disponibilidade. Também necessitam de analisar informações em tempo real, incluindo dados sobre as condições da estrada, meteorologia e o comportamento de outros veículos. A aplicação de IA permite que o carro reaja com rapidez e segurança às condições da estrada.
O Edge Computing permite que esta tecnologia base do veículo execute o processamento de dados interno. Quando um segundo de atraso pode fazer a diferença entre uma resposta segura ou perigosa, os veículos autónomos não se podem dar ao luxo de esperar pelo processamento de dados na cloud. Portanto, as empresas procuram fornecedores de nuvem com avançadas soluções integradas, o que possibilita a análise de dados críticos na fonte e reduz o custo de transmissão de dados adicionais para a nuvem.
Segurança na nuvem
A cibersegurança é de extrema importância no desenvolvimento de veículos autónomos seguros. Cada veículo torna-se um novo endpoint que deve ser protegido. Proteção dos hackers e malware tem de ser a máxima prioridade de forma a assegurar que estes não acedam aos controlos de condução ou dados utilizados por cada veículo.
Fabricantes de carros autónomos usam a cloud para suportar e executar veículos conectados. É o dever de um fornecedor de nuvem assegurar atualizações de cibersegurança regulares. Além disso, os melhores fornecedores de nuvem disponibilizam serviços de segurança automatizados que aplicam machine learning para gerir proactivamente tarefas, incluindo avaliações de segurança, deteção de ameaças e gestão de políticas. Ao ter a segurança incorporada, os fabricantes garantem que possuem as soluções certas para detetar novas vulnerabilidades e ameaças, que limitarão os danos nos condutores e diminuirão o risco de um ataque.
Carros conectados, cloud e segurança
Veículos autónomos são o futuro; ainda assim, para conseguir uma utilização generalizada os fabricantes devem assegurar a segurança e suporte por parte de uma forte infraestrutura robusta. Trabalhar com os fornecedores de cloud adequados é fundamental para as organizações concentrarem os seus recursos na construção de experiências de automotive diferenciadas, em vez de gerir uma infraestrutura de TI.
O armazenamento e a capacidade de computação quase ilimitados da AWS e suporte para estruturas de deep learning aceleram a formação e teste de algoritmos. A AWS Greengrass fornece computação de ponta com capacidades de dedução de machine learning para processamento em tempo real de regras e eventos no veículo, minimizando o custo de transmissão de dados para a nuvem. Uma combinação de armazenamento escalável e capacidade de computação e suporte para estruturas de deep learning ajuda a acelerar o desenvolvimento de testes e serviços. Em simultâneo, uma plataforma ágil ajuda as empresas a acelerar o ritmo da inovação, melhorar a postura de segurança e reduzir a estrutura de custos de TI.