Um programador que se assume como “entusiasta da retrocomputação” conseguiu desenvolver um cliente em DOS (um sistema operativo lançado em 1981) para utilizar o ChatGPT e demonstrou uma conversa com o modelo num computador da IBM de 1984. O programador de Singapura Yeo Kheng Meng disponibilizou o código utilizado nesta experiência no repositório online GitHub, pelo que qualquer pessoa pode tentar recriar o resultado.
A escolha pelo DOS justifica-se pelo desafio: “O DOS não tem capacidades de ligação de rede nativas e os sistemas são mais fracos em termos de poder de processamento, o que representa dificuldades adicionais quando estamos a programar para esta plataforma”. Meng usou o compilador Open Watcom C/C++ para construir o programa e usou MTCP para conferir as capacidades de rede necessárias.
Para a encriptação, o processo foi mais complicado, mas um desafio semelhante já tinha sido superado no passado quando colocou o Slack a funcionar num computador com o sistema operativo Windows 3.1, pelo que a solução foi idêntica, passando por um computador moderno a funcionar como intermediário de forma transparente, noticia o Vice.com.
Veja aqui a demonstração e leia mais no blogue do programador.