Os emojis com Fluent design, em 3D, da Microsoft vão ser publicados no Github, uma plataforma especializada em soluções de código aberto. O objetivo da empresa de Redmond é qualquer programador ou criativo possa pegar nestes desenhos e os integrar nos seus trabalhos ou modificar conforme entender.
A Microsoft disponibiliza três variantes de cada emoji: uma versão completa 3D com texturas e cores, uma versão colorida bidimensional onde são removidas as texturas e gradientes e uma terceira versão monocromática de elevado contraste. Os utilizadores interessados podem descarregar os ficheiros .svg, para os poder redimensionar e manipular sem perda de qualidade, noticia o ArsTechnica.
Apesar de a maior parte das aplicações usar os emojis do sistema operativo onde estiverem a ser executadas, há serviços que preferem mostrar as suas próprias versões, como é o caso do Twitter ou do WhatsApp, sobre as do sistema operativo.
A disponibilização em código aberto é uma estratégia da Microsoft para conseguir ter mais controlo sobre a forma como estes são vistos noutras plataformas.
O Unicode Consortium gere os mais de 3600 emojis padrão.