Já era possível correr Visual Studio em aparelhos Arm com uma versão emulada de x64, mas a Microsoft pretende corrigir alguns problemas de desempenho e adicionar o suporte a mais funcionalidades, desenvolvendo uma versão nativa do Visual Studio para Arm. Além desta novidade, a empresa confirmou estar a preparar um conjunto completo focado em Arm que inclui VS Code, Visual C++, Modern .NET 6 e Java, Classic .NET Framework, Windows Terminal e WSL e WSA para correr apps Linux e Android.
Em parceria com a Qualcomm, surge o Projeto Volterra, com a Microsoft a ambicionar um mini PC Arm com processador Snapdragon e unidade de processamento neural (NPU) que permite aos programadores desenvolver apps de IA na cloud, explica o The Verge. Não foram adiantados muitos detalhes sobre estes computadores, mas sabe-se já que serão empilháveis, permitindo a colocação de uns sobre os outros nas secretárias ou dentro das racks de servidores. Há três portas USB na traseira, ao lado de uma DisplayPort e outra Ethernet, além de duas entradas USB Tipo-C na lateral e o computador é feito a partir de plástico reciclado.
Atualmente, muitos programadores dependem da emulação Arm64 feita no Windows para permitir que consumidores e empresas possam correr as suas aplicações, algo que pode vir a mudar com esta aposta da Microsoft.
Em paralelo, a empresa anunciou que removeu a lista de espera de aplicações win32 para a Microsoft Store, abrindo portas ao surgimento de ainda mais apps, depois de um súbito aumento associado ao lançamento do Windows 11.