A Microsoft anunciou que o Windows Subsystem for Android foi atualizado para correr a versão 12.1 do sistema operativo móvel ao abrigo, para já, do programa Windows Insiders. A versão pública disponível atualmente parece estar a correr a versão 11 do Android, pelo que esta atualização, a não ser para os utilizadores de Pixel recentes, faz com que o sistema operativo móvel disponível no PC seja mais atual do que o que se tem nos telefones.
Esta atualização traz uma maior integração das aplicações de Android dentro do sistema Windows, com pop-ups das apps a surgirem como notificações do Windows e a barra de tarefas a mostrar se existem aplicações a usar o microfone ou a localização. Outra melhoria é a forma como as aplicações Android se comportam quando se está a ‘acordar’ o computador do modo de standby, com as apps a retomarem o progresso do ponto onde se tinha ficado. Por fim, o utilizador vai poder ainda desfrutar de uma experiência mais completa, com as apps a poderem ter acesso à câmara do computador e às definições de rede, sendo possível configurar dispositivos domésticos inteligentes a partir da app Android a correr no computador, noticia o The Verge.
Nesta fase, o teste ao Android 12.1 está disponível apenas no canal de Dev do Windows Insiders e está propenso a bugs e falhas, com a Microsoft a alertar já que “algumas aplicações podem falhar no lançamento”.
O teste com a versão mais atualizada do sistema operativo revela que a Microsoft está empenhada em disponibilizar este tipo de funcionalidades aos utilizadores.